FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Too Good To Go quer que 2021 seja o ano em que o desperdício alimentar deixa de ser uma verdade escondida

Too Good To Go fazendo jus à sua missão de inspirar e capacitar consumidores e mercado da necessidade de tomarmos uma posição mais ativa e consciente na luta contra o desperdício alimentar, inicia o ano de 2021 com um desafio - descobrir a Verdade Escondida do desperdício alimentar. 

Too Good To Go #AVerdadeEscondida

Parar o desperdício de alimentos é um dos grandes desafios da nossa sociedade. Nesta década, entre outras batalhas, a crise climática é, efectivamente, um tema que já passou os limites do urgente.

Prova disso são os já conhecidos objectivos que a ONU estabeleceu, sendo que um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tem como meta reduzir para metade, até 2030, as 1.6 bilhões de toneladas de alimentos que são desperdiçadas, por ano, em todo o mundo. Sendo que 2030 está cada vez mais próximo, escusado será dizer que temos cada vez menos tempo para a alcançar.

O desperdício alimentar é um problema ignorado por muitos, mas tem um impacto enorme: no ambiente, nas pessoas e na economia. Temas como a reciclagem, redução de plásticos, poupança de água estão já bastante presentes, felizmente, na mente de todos mas é, também, urgente prestar atenção às consequências do desperdício de alimentos. 

Motivada por essa verdade, a Too Good To Go lançou um desafio em forma de passatempo, que nos reforça que está na altura de olhar de perto para o desperdício alimentar e vermos #AVerdadeEscondida.

Quando olha para uma maçã, o que vê? Ocorre-lhe que, todos os anos, 3.7 triliões de maçãs são desperdiçadas? Quando rejeita um legume “feio”, sabe que 50 milhões de toneladas de frutos e legumes cultivados na Europa são desperdiçados por serem “imperfeitos”? Quando deita fora o excedente do jantar de ontem, lembra-se que cada português desperdiça, em média, 97kg de comida por ano? Estes são apenas alguns dos factos para os quais a marca nos vai sensibilizando, ao longo desta semana. 

Entre 11 e 15 de janeiro, a Too Good To Go estará a esconder factos sobre desperdício alimentar na app, mais especificamente dentro das descrições das Magic Boxes de determinados estabelecimentos e a dar dicas diárias nas suas redes sociais para que os consigamos descobrir. E quem os encontrar, e cumprir com todas as indicações do passatempo dadas pela marca, habilita-se a ganhar 1 ano gratuito de Too Good To Go! Ou seja, 365 promo codes que dão direito a 365 Magic Boxes, na app da Too Good To Go.

Embora saibamos que desperdiçar comida não é bom, devemos também saber que a comida que desperdiçamos e que nunca chega a ser consumida, esconde uma verdade, pois o seu desperdício envolve  o desperdício de, por exemplo, vários recursos como água, solo ou energia, usados na sua produção e transporte, gerando um impacto directo no planeta. Este é um problema invisível que esconde grandes consequências desconhecidas da grande maioria dos consumidores.

É urgente sabermos que quase 30% das terras agrícolas do mundo são usadas para produzir alimentos que nunca chegarão a ser consumidos, pois são simplesmente desperdiçados, ao longo de toda a cadeia de valor. E que o desperdício de alimentos é responsável por entre 8 e 10% das emissões de gases de efeito estufa, o mesmo que as emissões do transporte rodoviário mundial.

«Metade do desperdício de alimentos ocorre no ambiente doméstico. Com esta iniciativa pretendemos colocar na memória das pessoas dados que são muitas vezes desconhecidos da grande maioria, com o intuito de sensibilizar a uma mudança dos actuais hábitos de consumo alimentar e promover o combate activo ao desperdício de alimentos», afirma Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.