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Revista TecnoAlimentar

Too Good To Go lança iniciativa pioneira para mudar rótulos de validade

A Too Good To Go lança agora uma iniciativa de compromisso, pioneira em Portugal, que pretende envolver marcas, produtores e consumidores. A BEL com o seu produto icónico A Vaca que ri, é a primeira marca a aceitar o desafio e a avançar com esta adaptação nos rótulos do produto.

Too Good To Go

A Too Good To Go dá mais um passo pioneiro em Portugal e apresenta o rótulo “Observar, Provar, Cheirar”, uma iniciativa de compromisso, desenvolvida pela marca, que pretende não apenas sensibilizar os consumidores perante os diferentes prazos de validade, como também desafiar e apoiar as marcas neste processo de educação, face à validade, dos seus próprios produtos. Uma iniciativa que se apresenta simples, direta e em linha com os esforços e voz ativa, em soluções de combate ao desperdício alimentar, que a Too Good To Go tem vindo a desenvolver.

A primeira marca a aceitar o desafio, e a incluir esta adaptação nos seus rótulos, é a BEL com o seu produto icónico A Vaca que ri. É já no início de Dezembro, até Março 2021, que mais de 1 milhão de caixas de porções A Vaca que ri de 16P e 24P incluem, esta adição da Too Good To Go ao habitual rótulo da embalagem do produto. Uma forma de relembrar o consumidor e assegurar-lhe que, dependendo de cada tipo de rótulo, este pode e deve confiar nos seus sentidos.

À escala global, estamos a deitar fora um terço de todos os alimentos produzidos. Ou seja, não são consumidos e acabam no lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados ao consumo humano. Segundo a Comissão Europeia 53% dos consumidores não sabe o significado do rótulo “Consumir de preferência antes de”, como tal, muito provavelmente também por esta via, uma enorme quantidade de comida é desperdiçada.

Em Portugal estima-se que por ano, os Portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias desperdiçam 324 mil toneladas. Acrescentando o facto de que muitos são os Portugueses que não sabem que há alimentos que podem ser consumidos depois de o prazo de validade expirar, esta iniciativa da Too Good To Go assume-se como um tarefa que não será fácil mas que é necessária e muito válida.

Pois, a educação e sensibilização para os rótulos de validade é, também ela, crucial no combate ao desperdício alimentar. Esta nova iniciativa de compromisso da Too Good To Go, que a marca está também a desenvolver em outros países onde a aplicação está presente, lembra-nos de passos muito básicos mas que não devem ser descurados - por isso, “Antes de deitar fora: Observar, Provar, Cheirar”.

Segundo a Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, Madalena Rugeroni «Pequenas alterações de comportamento e atitudes, não só são urgentes como podem contribuir directa e activamente no peso do impacto ambiental, social e económico, do desperdício alimentar». 

A Country Manager acrescenta que «a Too Good To Go está comprometida com uma mudança fundamental de mentalidades para reduzir o desperdício de alimentos: portanto, damos agora um novo passo que representa o tipo de ator que queremos ser. Um marca ativa e com um papel relevante e que contribuiu com soluções que tentam abraçar toda a cadeia de valor.  A colaboração de todas os profissionais e marcas do setor é fundamental e estamos muito orgulhosos que a Bel, seja a primeira marca a dar este passo, também em Portugal. Aliás a par com o que já tinha acontecido em França, onde já iniciámos esta iniciativa com o produto A Vaca que ri (BEL). Estes esforços conjuntos são cruciais para o sucesso da nossa mensagem e impacto real destas soluções».

Rita Fernandes, Marketing Manager de A Vaca que ri, afirma que «durante mais de 150 anos, as porções de queijo sempre fizeram parte da assinatura da Bel. E esta estratégia tem sido um marco importante na luta contra o desperdício alimentar. Como ator empenhado em desenvolver produtos alimentares mais saudáveis e responsáveis para todos, a Bel está a trabalhar para ser um pioneiro na luta contra o desperdício alimentar, não só nas nossas fábricas mas em todas as fases da nossa cadeia de valor, desde o produtor até à mesa».

A responsável refere que «o combate ao desperdício alimentar é um problema crítico na nossa sociedade e um imperativo ético, por isso mesmo é que nos juntámos à Too Good To Go nesta ação de sensibilização. Estamos muito satisfeitos pela marca A Vaca que ri ser a primeira a encabeçar esta iniciativa em Portugal e esperamos que este passo seja um incentivo a outras marcas para fazerem o mesmo».

A alimentação sustentável requer o combate ao desperdício alimentar. Uma boa leitura dos Rótulos, pode ajudar, e muito. Uma pequena diferença, um grande impacto. Saiba mais no site da Too Good To Go.