FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Too Good To Go chega às Ilhas

A aplicação de combate ao desperdício alimentar com a maior comunidade de “utilizadores conscientes” da Europa, dá as boas-vindas à Madeira e aos Açores.

Too Good To Go

A Too Good To Go, reforça a intenção de cobrir o máximo de território nacional possível, ainda em 2020, com a entrada oficial da aplicação nas ilhas dos Açores e Madeira. Agora, também açorianos e madeirenses podem contar com uma aplicação que se dedica a uma divulgação focada na sensibilização da temática e boas-práticas de combate ao desperdício alimentar, junto dos estabelecimentos de restauração locais.

Disponibilizando, assim, uma solução e um leque de estabelecimentos com refeições e produtos alimentares diversificados, que estarão disponíveis para os utilizadores dos arquipélagos. Sensibilização essa que já conta com a aderência de quase uma centena de estabelecimentos distribuídos pelas ilhas dos dois arquipélagos.

A aplicação começa a fase de expansão nas ilhas pelas capitais, e os utilizadores da Too Good To Go, já podem assim encontrar uma selecção diversificada, que vai desde pastelarias, restaurantes, supermercados, entre outros estabelecimentos. Este é apenas o início do que a marca prevê ser uma aderência bastante positiva e de rápido crescimento, estendendo-se às restantes ilhas dos arquipélagos, no que diz respeito ao número de estabelecimentos e utilizadores, locais. Qualquer estabelecimento que queira aderir pode fazê-lo através de um formulário de contacto na página da Too Good To Go. 

Na ilha da Madeira a Too Good To Go já conta, inclusive, com o apoio e parceria da ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira - que ajudará a Too Good To Go a sensibilizar estabelecimentos que queiram aderir à aplicação, para uma solução simples que não só permite uma rentabilização do excedente alimentar, mas principalmente um pegada ecológica mais reduzida e um papel mais sustentável e consciente para com o planeta. 

Para Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, afirma que «a entrada no mercado dos Açores e Madeira, fecham um ciclo de muito trabalho e dedicação de toda a equipa, neste processo de expansão em território nacional que tínhamos traçado para 2020. Queremos que a nossa solução esteja disponível e ao alcance de cada vez mais pessoas e estabelecimentos, e as ilhas são uma fatia importante desta aposta de expansão. Desde o início que sentimos uma motivação interessante por parte dos utilizadores nestas regiões e contamos agora, também com a sua ajuda para salvarmos o máximo de refeições possível».

Um resumo do último ano da Too Good To Go 

A empresa surge em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje, com uma comunidade de mais de 400 000 utilizadores e 2 000 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Nestlé e Danone. Que juntos já salvaram mais de 260 000 refeições do desperdício, o que equivale a 500 toneladas de CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas.

Em linha com este sucesso nacional, estão os números globais da Too Good To Go que num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 26 Milhões de utilizadores, mais de 71 Mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 47 Milhões de refeições o que equivale a mais de 118 Mil toneladas de CO2e.

Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação -  mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro - dando uma segunda oportunidade aos alimentos.

Para o utilizador, o processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido. Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes - que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.