Tetra Pak renova aposta no projeto-piloto de Sistema de Depósito e Incentivo (SDI) para embalagens de cartão para bebidas em Bragança
A Município de Bragança, com o apoio da Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processo e embalagem alimentar, e a Resíduos do Nordeste (RN), Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos, vai continuar a sua aposta no Sistema de Depósito e Incentivo (SDI) como estímulo à colocação de embalagens de cartão para alimentos líquidos, latas e garrafas de plástico na máquina de recolha para posterior reciclagem.
O projeto-piloto foi lançado em abril de 2022 e deveria ter terminado a 30 de abril de 2023, mas devido aos resultados positivos que têm vindo a ser registados será prolongado pelas três entidades até ao final de 2024, tendo já sido assinado um novo protocolo de colaboração.
Este anúncio representa a continuação do primeiro projeto-piloto SDI para embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), em Portugal.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, afirma: “Tendo em conta o nosso objetivo de aumentar a recolha e taxas de reciclagem das embalagens da Tetra Pak em Portugal, estamos orgulhosos dos resultados deste projeto-piloto. Temos vindo a verificar valores bastante positivos de recolha das embalagens de cartão para alimentos líquidos, pelo que estamos expectantes com a sua renovação. Este projeto tem sido útil para testar novas formas de cativar e sensibilizar o consumidor para a reciclagem, e evidencia a importância de testar novos sistemas de recolha, com vista a um aumento dos valores de reciclagem e à implementação de sistemas de recolha mais eficazes. Além disso, este tipo de iniciativa reforça o empenho da Tetra Pak na consolidação de hábitos de recolha e reciclagem entre os portugueses”.
Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança, refere que o “projeto Recicle e Ganhe permite que os cidadãos que frequentam o Mercado Municipal possam fazer a reciclagem dos seus resíduos e receber um desconto aquando da realização de compras nas lojas aderentes. A adesão a este projeto tem superado as expetativas iniciais e promove a circulação de pessoas no Mercado Municipal de Bragança”.
Paulo Praça, Diretor Geral da Resíduos do Nordeste, EIM, S.A. revela que “este projeto faz parte de um processo de aprendizagem para um futuro próximo em que o Sistema de Depósito será implementado em Portugal”.
A máquina do Sistema de Depósito e Incentivo (SDI), onde podem ser depositadas as embalagens vazias, continuará, assim, instalada no Mercado Municipal de Bragança e, por cada embalagem depositada, o cidadão recebe um voucher que pode descontar numa compra nas lojas aderentes
O valor pode variar entre 2 e 5 cêntimos, de acordo com a capacidade da embalagem – entre 0,1 e 0,5 litros, e acima de 0,5 litros, respetivamente. Os vales podem ser acumulados e utilizados em qualquer uma das lojas aderentes no Mercado Municipal de Bragança.
No decorrer do primeiro ano do projeto, de abril de 2022 a março de 2023, foram recicladas, através do SDI, mais de 400.000 embalagens de plástico, metal e ECAL.
Nas conclusões apresentadas para a renovação da parceria, o SDI implementado em Bragança revelou-se mais eficaz na recolha de embalagens ECAL do que os ecopontos amarelos, graças aos elevados níveis de retorno e facilidade de interação com a máquina.
Dados relativos a 2021 mostram que, diariamente, são depositadas em média seis embalagens ECAL em cada ecoponto amarelo gerido pela RN. Já a máquina instalada no Mercado de Bragança registou em média 108 embalagens ECAL, entre abril e outubro de 2022.
Por outro lado, a presença da máquina no Mercado Municipal de Bragança promoveu um maior número de deslocações, pela conveniência do sistema e pela entrega de vales de desconto. Isto quer dizer que existe um potencial claro de gerar tráfego e os lojistas onde foram descontados os vales valorizam o projeto