FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak e AB Biotek apresentam novo ingrediente pós-biótico para alimentos e bebidas

A Tetra Pak anuncia, hoje, a colaboração com a AB Biotek Human Nutrition & Health para apresentar uma gama de soluções alimentares pós-bióticas inovadoras.

Os pós-bióticos podem ser facilmente integrados no processo de alimentos como um pó na fase de mistura dos produtos com tratamento térmico a altas temperaturas (UHT - Ultra High Temperature), tais como bebidas, produtos lácteos, gelados e queijos.

Esta colaboração surge num momento crucial para o mercado de saúde e bem-estar, que, de acordo com a Global Research and Markets 2023, estima-se que cresça de 124,26 mil milhões de dólares para 232,46 mil milhões de dólares até 2030, representando uma taxa de crescimento anual de 9,33%.

Alberto Kullovitz, Processing Director, South Europe da Tetra Pak, afirma: “Estamos muito satisfeitos por ver o lançamento do nosso primeiro produto pós-biótico em Itália - fatias de proteína de queijo enriquecidas com pós-bióticos, da marca Inalpi. Esta inovação pós-biótica não é apenas uma resposta à procura; é uma demonstração da nossa ambição de manter os nossos clientes à frente das tendências do mercado, independentemente da rapidez com que essas tendências se vão modificando. Juntamente com a AB Biotek, aproveitámos o nosso conhecimento científico na área alimentar para apresentar soluções inovadoras para o mercado.”

Gerald Dard, Managing Director da AB Biotek, prossegue: “Pela primeira vez, podemos oferecer novas oportunidades para os produtores de alimentos disponibilizarem produtos enriquecidos, em categorias como chá, bebidas de origem vegetal, bebidas desportivas e muito mais. Estamos entusiasmados por embarcar nesta emocionante viagem com a Tetra Pak. Esta inovação pioneira marca um avanço significativo, respondendo à crescente procura de produtos diversificados por parte dos consumidores.”

Atualmente, a Tetra Pak está a explorar uma série de conceitos alimentares pós-bióticos, como o iogurte a temperatura ambiente rico em proteínas, o chá rico em proteínas e o sumo com baixo teor de açúcar. Isto implica trabalhar com os produtores de alimentos em todas as fases do processo do produto, desde a conceção à validação industrial, nos Centros de Desenvolvimento de Produtos de renome internacional.

A inclusão de pós-bióticos em pó numa receita exige um investimento muito reduzido e não requer maquinaria adicional especializada, permitindo que os produtores satisfaçam rapidamente a procura dos consumidores com o mínimo esforço.

A Tetra Pak vai apresentar os pós-bióticos no evento Gulfood Manufacturing 2023, de 7 a 9 de novembro.