Tecnoalimentar 32 aborda os Molhos e Condimentos
Na edição n.º 32 da revista Tecnoalimentar, o dossier principal é dedicado aos Molhos e condimentos: desafios e estratégias no setor.
Os molhos são definidos pelo Codex Alimentarius como “substâncias adicionadas aos alimentos para realçar o aroma e o sabor”. Estes produtos representam uma parte importante da gastronomia e cultura mundial. Tendo em atenção o atual consumo a uma escala global, recaem sobre os molhos atenções especiais pela sua importância, quer do ponto de vista nutricional, quer económico.
Diversos tipos de molhos (fermentados, emulsões, temperos, dressings ou toppings...) são usados no dia a dia de muitos consumidores. Os molhos industriais são geralmente embalados em recipientes pequenos e leves, muitos deles até descartáveis, fáceis de usar, de diferentes formatos e feitos de diferentes materiais, pelo que podem ser considerados alimentos de conveniência. Essencialmente, são usados pela sua capacidade de melhorar o sabor dos alimentos.
Por exemplo, os molhos picantes melhoram a aceitabilidade de diferentes pratos de carne ou legumes, e são muito usados em preparações tipo BBQ; molhos doces, conhecidos por toppings, conferem atratividade a panquecas, arroz, sobremesas e sorvetes. Os molhos agridoces (muitas vezes referidos por chutneys) encontram aplicações variadas, mas muito associadas a pratos de carne e frequentemente aplicados na gastronomia oriental, mas também na gastronomia moderna atualmente designada cozinha de fusão. Outro grande grupo de molhos são as emulsões de base semelhante a uma maionese, com inúmeras aplicações culinárias, como complementos de saladas (dressings), sandwiches e outros snacks. Assim, os molhos são formulados de modo a aumentarem a atratividade e melhorarem o sabor dos produtos aos quais são adicionados.
O Dossier conta com os seguintes artigos:
- Entrevista a Renato Sousa, Head of Marketing da Casa Mendes e Gonçalves
- Maionese eggless, vegan
- Molhos e Condimentos segundo o Larousse Gastronómico
- Corantes Naturais para Molhos e Condimentos como Conservantes?
Desta edição fazem ainda parte os seguintes artigos:
-
Túneis de arrefecimento e congelação dos alimentos
-
Benefícios nutricionais do açaí na saúde e produtos comercializados
-
Indústria agroalimentar: riscos e desafios
-
Comparação de alimentos com e sem glúten no mercado português
-
A presença portuguesa na maior feira mundial de carne
-
Politécnico de Castelo Branco organiza i9TEC SUMMIT
-
Rotulagem nutricional em laticínios - FODMAPs
Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui.