FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tábua quer criar Queijaria Comunitária para promover o Queijo Serra da Estrela

O novo projeto que o Município de Tábua está a desenvolver em parceria com a ANCOSE (Associação Nacional De Criadores De Ovinos Da Serra Da Estrela) de criação da Queijaria Comunitária/Centro de Interpretação do Queijo e do Mundo Rural foi apresentado, na ocasião da abertura oficial da 33ª edição da Feira de Queijos e Sabores da Beira.

O presidente da Autarquia, Ricardo Cruz, realça que este projeto será “uma estrutura de interação com todo o processo produtivo do queijo”, frisando que “virá a criar condições para o alargamento da Rota do Queijo a este território”.

O autarca refere que o Centro de Interpretação do Queijo e do Mundo Rural “está enquadrado com a estratégia de valorização da fileira do Queijo Serra da Estrela, dinamizada pela InovCluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e outros parceiros locais”.

A Tábua de Queijos e Sabores da Beira decorre, este ano, num formato diferente, para além da venda online, a iniciativa, promovida pelo município, vai acontecer no Mercado Municipal nos quatro domingos deste mês de março, e será dividida por temáticas.

O primeiro domingo é dedicado ao queijo, já o dia 13 é reservado ao pão, mel e doçaria, e no dia 20 serão os enchidos que estarão em destaque. O dia 27 é dedicado ao vinho e ao artesanato.

A 33ª  edição da Tábua de Queijos e Sabores da Beira conta ainda com seminários, workshops ou showcooking.

Fonte: Notícias de Coimbra