FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Startups agroalimentares e agrícolas arrecadaram mais de 18 milhões de euros em 2019

As startups do setor agroalimentar e da agricultura digital receberam mais de 18 milhões de euros em 2019, um aumento de 250% em cinco anos, de acordo com um novo relatório da empresa de capital de risco AgFunder.

O montante foi arrecadado a partir de 1 858 negócios e 2 344 investidores únicos. Embora se tenha registado uma queda de 4,8% no financiamento e uma queda de 15% na atividade de negócios ano após ano, isso representa um crescimento de 250% em 5 anos. O relatório, agora no seu sexto ano, abrange o ecossistema de startups e investidores em tecnologia que inovam em toda a cadeia de suprimentos de alimentos e agricultura, desde as explorações à distribuição. 

O investimento em várias categorias de tecnologia agroalimentar cresceu significativamente, incluindo alternativas de carne, indoor farming, entrega robótica de alimentos e cloud kitchens, um conceito recente de take away que não oferece instalações para refeições, funcionando como uma unidade de produção com um espaço para a preparação de alimentos. As alternativas às carnes e laticínios e a agricultura vertical foram as grandes estrelas de 2019.

As startups de entrega de alimentos lideraram a tendência de queda, aumentando 56% a menos em relação ao ano anterior, podendo ser tal explicado pela saturação do mercado. Enquanto isso, cresceram os investimentos em tecnologias de marca branca para os distribuidores criarem as suas próprias opções de entrega.

De realçar que o financiamento europeu quase duplicou, sendo liderado pelo Reino Unido, que continuou a fortalecer sua indústria em todos os setores, resultando em 94% mais financiamento para a tecnologia agroalimentar do que em 2018.