FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Soluções vegetarianas chegam a ser 104% mais caras do que as receitas tradicionais

Há a ideia de que as receitas sem proteína animal têm o mesmo preço (ou são ainda mais baratas) que as originais. Um estudo levado a cabo pela Deco Proteste vem desmistificar essa noção. Os resultados indicam que os preços diferem em média entre 11 a 104% das receitas tradicionais.

Conclusão é de um estudo da Deco Proteste onde foram testados mais de 50 produtos vegetarianos.

O estudo comparou mais de 50 produtos vegetarianos, de dez marcas diferentes, que pudessem substituir o queijo fatiado, carne picada, hambúrgueres, almôndegas, douradinhos e salsichas.

Em comunicado, a Deco Proteste afirma que com exceção da Iglo Green Cuisine que, em alguns produtos (nuggets e fingers de proteína vegetal), consegue aproximar-se do custo dos produtos tradicionais ou apresentar até valores mais baixos, a média dos restantes produtos vegetarianos apresenta um aumento de custo entre 11 a 104%.

O caso mais notório, acrescenta, recai sobre o sobre o queijo flamengo e o seu substituto vegetariano, com base de gordura de coco que, por quilo, custa 21,90 euros – mais 16 euros do que o tradicional. Já nos hambúrgueres e os panados vegetarianos a sua aquisição implica o desembolsar de 10 euros extra face ao produto tradicional.

Os fabricantes justificam esta diferença de preço com “elevados custos de produção” e “mercado pequeno, que não permite ganhos em escala”. O investimento em investigação e desenvolvimento é outro dos argumentos mencionados pelas marcas.

Fonte: DecoProteste