FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Soluções de dosagem compactas: utilizando bombas controladas por caudalímetros

A Bronkhorst High-Tech B.V. fabrica a maior variedade de caudalímetros e controladores para caudais baixos de gases e líquidos.

Os medidores e controladores de caudal mássico (mini) CORI-FLOW™ utilizam o princípio de medição Coriolis, cobrindo caudais de 50 mg/h até 600 kg/h. Os instrumentos ES-FLOW™ são caudalímetros volumétricos de líquidos para gamas de caudal entre 4 e 1500 ml/min.

Estes instrumentos funcionam com base num princípio de medição inovador, utilizando ultra-sons num tubo muito pequeno e estreito. Ambos os princípios de medição, tal como aplicados pela Bronkhorst, são independentes da densidade, temperatura e viscosidade do fluido. Os medidores de caudal podem ser combinados com válvulas de controlo integradas ou separadas. Em alternativa, tal como descrito neste artigo, o controlo do caudal pode ser conseguido através da utilização de uma bomba de acoplamento próximo.

Válvula de controlo ou bomba controlada?

O conceito de utilização de um regulador de caudal direto é simples e económico. Requer uma certa pressão, que pode ser obtida através da pressurização de um recipiente cheio de líquido, por exemplo, utilizando uma manta de gás inerte. Em algumas aplicações, este método não é possível ou não é recomendado. A alternativa de utilizar uma bomba para a transferência de fluidos parece lógica, mas nem sempre foi viável, devido às oscilações da maioria das bombas de baixo caudal.

A Bronkhorst oferece soluções de dosagem compactas para caudais de líquido (muito) baixos, consistindo num sensor de caudal da série ES-FLOW™ ou (mini) CORI-FLOW™ com função de controlo, uma bomba, um filtro de partículas opcional e materiais de interligação. A Bronkhorst encarrega-se da ligação eléctrica e mecânica, testes e otimização, incluindo o controlador integrado PID. Para além de uma série de bombas standard de baixo caudal, pode ser oferecida uma variedade de bombas para aplicações que requerem caudais mais elevados, pressões mais elevadas, largas gamas de controlo ou fluidos agressivos. Para além do funcionamento em modo analógico, as soluções de dosagem também podem ser controladas digitalmente através de RS232 ou utilizando uma interface integrada PROFIBUS DP, DeviceNet™, Modbus-RTU ou FLOW- BUS. Para as gamas de caudal mais baixas (até 200 g/h) também estão disponíveis opções de comunicação extra, tais como PROFINET ou EtherCAT®.

STV

Tel.: +351 219 563 007

geral@stv.pt | www.stv.pt

A STV – Equipamentos para a Indústria e Laboratórios, Lda. dedica-se ao comércio de equipamento de alto vácuo, detecção de fugas, controlo de caudal e pressão, e filmes finos.