FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

SMARTAGEING | Sistema de apoio à decisão para o envelhecimento de Vinho do Porto Branco

O projeto SMARTAGEING liderado pela WINEGRID com a participação da empresa Vallegre , Vinhos do Porto, S.A.,  envolve investigadores do Laboratório de Química Alimentar e do Vinho do Centro de Química - Vila Real , do CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas e do INESC TEC polo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, evidenciando competências complementares, numa equipa multidisciplinar versada em domínios como a eletrónica, automação, informática, física e química, os quais permitem assegurar a resposta às necessidades do projeto.

A produção de vinho do Porto Branco, à semelhança das outras categorias de vinho do Porto, requer um elevado investimento, logística e exigência de mão-de-obra, que restringem a rentabilidade do produto.

O objectivo do projecto SMARTAGEING é aumentar a previsibilidade do processo de envelhecimento, melhorar a capacidade de controlar, em tempo real, a evolução e a qualidade do vinho do Porto branco, e também agir sobre parâmetros cruciais neste processo.

A solução de monitorização envolverá sensores capazes de adquirir parâmetros considerados essenciais para o processo de envelhecimento (turvação, cor, pH, Odissolvido), com capacidade de actuar simultaneamente, em tempo real, em variáveis críticas (Odissolvido e temperatura), com o objectivo último de optimizar este processo, e permitir a obtenção de uma qualidade consistente do produto final.

 Os dados obtidos serão utilizados para a criação de modelos preditivos, em conjunto com uma análise química e sensorial detalhada do vinho.

Sobre a WINEGRID

A WINEGRID é uma marca registada da WATGRID SA para a indústria dos vinhos.

Desenvolve e fornece soluções remotas e em tempo real totalmente integradas para a monitorização inteligente do processo de vinificação. Através de tecnologia proprietária, composta por hardware (sensores), plataforma computacional com motor de Inteligência Artificial e plataforma de visualização, a WINEGRID providencia soluções precisas e exatas para um acompanhamento com impacto relevante na eficiência operacional, assim como para que o enólogo possa conduzir a vinificação precisamente como deseja.

A tecnologia já ajudou na produção de centenas de milhões de garrafas de vinho em todo o mundo monitorizando e otimizando a vinificação, monitorizando e otimizando a vinificação.

Sobre a WATGRID

A WATGRID tem como objetivo principal o de levar ao mercado tecnologia de elevada qualidade, precisa e confiável para a monitorização de líquidos, permitindo a digitalização de processos em qualquer indústria relacionada com líquidos.