FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Setor da carne: fatura da eletricidade quadriplica e a situação é "incomportável"

A Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes (APIC) alertou o Governo para o “enorme” aumento do preço de energia. A associação que emprega 6.400 trabalhadores e representa 93 empresas com um volume de negócios superior a 1.200 milhões de euros, em nota de imprensa, revelou a “situação incomportável" das indústrias da carne face ao aumento do preço da energia elétrica e do gás.

"As indústrias da carne portuguesas da carne vivem uma enorme instabilidade, pois dependem totalmente do consumo de gás e de eletricidade, e perante "ajustamento custo produção eletricidade" resultante da aplicação do D.L. 33/2022, começaram a pagar faturas, que chegaram a quadruplicar, face ao que era habitual no mesmo período do ano de 2021.

Pretendemos alertar o governo de Portugal, que se não tomar medidas rápidas e consistentes para apoiar estas indústrias, muitas terão que fechar as portas e levar ao aumento da lista dos desempregados, ainda por cima em locais onde o emprego é mais reduzido!

Este aumento de energia tem um enorme impacto na atividade dos nossos associados, indústrias da carne, e uma vez que a energia poderá ser o único fator produção onde o estado pode intervir diretamente, tornando-se fundamental a promoção pelo estado de medidas de apoio para a indústria da carne, tal como aconteceram para outros setores, impedindo que a situação fique fora de controlo.

É urgente de medidas conducentes à resolução desta situação, tal como aconteceu na vizinha Espanha!", afirma a Associação em comunicado.

Leia o comunicado completo aqui.