FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Rotulagem alimentar: Braga debateu temática «transversal» na sociedade

A AEMITEQ, no âmbito do projeto FAsT - Fast Fat Analysis - Valorização da tecnologia Microwave Assisted Extraction, realizou esta quinta-feira, 19 de julho, em Braga, uma sessão dedicada ao tema impacto da rotulagem no setor agroalimentar.

rotulagem

A sessão abordou temas desde os desafios da rotulagem no setor agroalimentar até à fraude em rotulagem nutricional, passando pela vertente do consumidor Informado.

O evento contou com a intervenção do presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Barbosa, que sublinhou a importância do rótulo alimentar, «transversal a toda a sociedade, desde o consumidor ao empresário».

Pedro Nabais, da ASAE, abordou o Regulamento Geral da Rotulagem (Regulamento UE n.º 1169/2011).

João Paulo Teófilo, da empresa Pinhais, deu o seu testemunho, lembrando que os principais desafios «são a adaptação linguística dos rótulos». «É essencial ter informação nutricional actualizada, verificar constantemente as receitas, validar o rótulo para cada destino de comercialização», disse.

O empresário afirmou que a sua empresa tem um laboratório que verifica regularmente os produtos. «Além da legislação europeia temos de cumprir as regras de outros países, sob pena de os produtos não serem autorizados a entrar», lembrou.

João Paulo Teófilo vincou ainda que «é essencial que os produtos tenham um design equilibrado e apelativo bem como uma leitura intuitiva».

Por fim, salientou que «o principal desafio é ter um rótulo adaptado aos vários mercados e respectivas legislações».

Carlos Salgado, jurista da DECO, abordou o tema da rotulagem dando exemplos de produtos bem rotulados, lembrando que o «semáforo nutricional» não foi aprovado em Portugal devido à especificidade de alguns produtos como é o caso dos enchidos.

Por sua vez, João Lourenço, coordenador geral da AEMITEQ, deu a conhecer o FAST FAT ANALISYS, projeto de transferência de tecnologia para o setor agroalimentar.

Rui Alves, diretor da revista TecnoAlimentar, moderou um painel dedicado às tendências do setor agroalimentar em Portugal. 

rotulagem