FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Real Companhia Velha Very Old Tawny 1927 eleito o melhor vinho fortificado do ano

O "Real Companhia Velha Very Old Tawny 1927" acaba de ser eleito o melhor vinho fortificado do TOP 10 Vinhos Portugueses, prova com júri internacional que desde 2006 integra a programação oficial do evento Essência do Vinho - Porto. Uma distinção que vem reforçar a pontuação de excelência já atribuída pela Revista de Vinhos, ao atribuir 20/20 pontos a este Vinho do Porto raro.

O painel de jurados avaliou em prova cega (sem conhecimento prévio dos vinhos) uma pré-seleção de mais de 60 amostras, efetuada pelo Painel de Provadores da Revista de Vinhos, que ao longo do último ano provou milhares de referências. Líderes de opinião, jornalistas, críticos e sommeliers de países como Portugal, Espanha, Dinamarca, Inglaterra, Itália, Suíça, Estados Unidos e Brasil, num total de 40 especialistas, fizeram a derradeira seleção do TOP 10 Vinhos Portugueses.

Para além de brancos e tintos, o júri avaliou fortificados: Vinhos do Porto, Madeira, Carcavelos, Moscatéis de Setúbal e até um licoroso açoriano, tendo o mais bem classificado sido o "Real Companhia Velha Very Old Tawny 1927", um Vinho do Porto muito velho do espólio da Quinta das Carvalhas, que integra uma coleção especial para celebrar os 265 da empresa, juntamente com Portos de 1900 e de 1908. Do final do século XIX e início do século XX, representam as melhores Colheitas daquele período, envelhecidos com grande devoção e meticuloso cuidado nas suas centenárias caves de Vila Nova de Gaia. Lançada numa belíssima embalagem com três garrafas de 200 ml, esta é uma edição limitada a 500 unidades, com um preço de venda ao público de 2500 euros.

Real Companhia Velha Porto 1927

Um grande clássico, de um ano considerado como um dos melhores do século.  Produziu vinhos com cores profundas e de alta concentração. Relatam-nos que as chuvas, no final de Setembro, foram extremamente benéficas para o afinar da maturação e que a vindima terá ocorrido tardiamente para a época, no início de Outubro, em excelentes condições climatéricas, com temperaturas altas, que terão contribuído para uma perfeita maturação das uvas. Um Porto formidável e, provavelmente, um dos mais distintos de todo o espólio de Vinhos do Porto muito velhos. Na prova, é bem patente a perfeita combinação entre a respeitável idade, próxima de um século, e uma surpreendente frescura, num Porto que mostra tanto de vigor como de elegância. Este 1927 é dotado de um sofisticadíssimo bouquet, que prima pela intensidade e pelo caráter, em perfeita harmonia com refinados aromas de madeira velha, notas de verniz e um revigorante vinagrinho, perfeitamente integrado. No paladar, revela-se imensamente rico e denso, com uma invulgar e jovial complexidade, que remete para a memória da verdadeira e incontornável natureza do terroir duriense. Em suma, um Porto memorável…