FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Rabobank estima boas perspetivas para os produtores de leite da UE em 2017

  • 24 novembro 2016, quinta-feira
  • mercados

Os preços dos laticínios terão melhores perspetivas para 2017, devido à intervenção no mercado da Comissão Europeia e ao aumento da procura mundial, segundo indica a informação realizada pelo Rabobank.

Depois de eliminar quatro milhões de toneladas de equivalente leite líquido após uma intervenção pontual no mercado em 2016, a Comissão Europeia apoiou o mercado do leite e os produtos derivados mediante uma redução da oferta.

Entretanto, a procura mundial de leite e os laticínios aumentaram graças ao aumento registado em mercados-chave, como os Estados Unidos da América (EUA), a União Europeia (UE) e a China, que têm registado um crescimento de 10% na procura e de dois por cento das importações durante o terceiro trimestre deste ano.

O Rabobank estima que que a mudança constante nos países em desenvolvimento para dieta de estilo ocidental, mais baseadas em proteínas e laticínios, continua a impulsionar o consumo destes produtos.

Na informação Commodity Global Outlook 2017, realizada pelo Rabobank. A instituição financeira prevê que os produtores de leite da União Europeia vão ter, em particular, uma certa dificuldade para aumentar a produção até o segundo trimestre do ano que vem, enquanto a procura segue em crescimento, o que vai exercer pressão para uma subida de preços.

Também um forte dólar norte-americano fixa o limite no aumento de preços, segundo as previsões do banco, já que pode provocar um encarecimento dos laticínios para os compradores, em especial na União Europeia.

Stefan Vogel, chefe de investigação de mercados agrícolas do Rabobank e autor do Outlook 2017, afirma que a informação em questão indica condições relativamente favoráveis para a maioria das matérias primas no próximo ano, embora me dois setores chave, como os laticínios e o açúcar, as perspetivas para os produtores sejam mais prometedoras.

Apesar da lei da oferta e da procura funcionar a favor dos produtores, o Rabobank não antecipa enormes subidas nos preços. As variações da moeda a nível mundial mantêm sob controlo a subida de preços dos laticínios e do açúcar.

Os produtores de suínos também têm pela frente desafios levantados pelos produtores dos Estados Unidos, os quais podem exportar de forma mais competitiva para outros mercados também cobertos pela União Europeia.

Fonte: Agrodigital