FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Quinta do Ameal integra rota de vinhos verdes

A Quinta do Ameal, localizada no vale do rio Lima e pioneira na afirmação da casta Loureiro, vai passar a integrar a Rota dos Vinhos Verdes.

“Consideramos que a Rota dos Vinhos Verdes é uma das mais dinâmicas do país e que tem feito um trabalho extraordinário na divulgação e desenvolvimento do enoturismo na região. A Quinta do Ameal reúne uma série de características e experiências únicas para aqueles que nos visitam e, ao integrarmos a Rota dos Vinhos Verdes, queremos contribuir ainda mais para a promoção desta região”, refere António Roquette, responsável pelo Enoturismo do Esporão. 

Ao percorrer os cerca de 30 hectares da Quinta do Ameal, incluindo 800 metros de margem do rio Lima, os visitantes encontram um enoturismo de conforto, onde é possível realizar um conjunto de actividades em harmonia com a área envolvente. Passeios de bicicleta, passeios guiados de kayak no rio Lima ou no rio Vez, caminhadas pelo Parque Nacional Peneda Gerês e river trekking no rio Adrão são algumas das experiências disponíveis na Quinta do Ameal.

 A Quinta do Ameal disponibiliza, aos seus visitantes, a Casa Grande e a Casa da Vinha. Na Casa Grande, além da sala comum para provas de vinhos e refeições (mediante reserva), as três suítes independentes – Jardim, Camélia e Glicínia proporcionam conforto e total privacidade. Todas as suites possuem cozinha equipada, cama XL, chão aquecido, lareira e janelas bem enquadradas que permitem a entrada de luz natural. Já a Casa da Vinha, é uma moradia com duas suítes, chuveiro asiático no exterior e um alpendre que convida à tranquilidade.

 A localização da Quinta do Ameal e a diversidade dos seus solos, em conjunto com um microclima único e prácticas agrícolas sustentáveis que respeitam a natureza, resultam em vinhos singulares e que reflectem as diferentes expressões da casta Loureiro. Para os apreciadores de vinho, a Quinta do Ameal dispõe de duas provas – a Prova Ameal e a Prova Singular – que também incluem a visita à adega e às vinhas.

A Rota dos Vinhos Verdes, promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, abrange 49 concelhos do noroeste de Portugal e inclui quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística que oferecem diversas propostas de actividades e itinerários, proporcionando experiências culturais associadas à temática do vinho.