FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Química Alimentar é tema de capa da TecnoAlimentar N.º 18

quimica alimentar

Na edição n.º 18 da revista TecnoAlimentar dedicamos o dossier principal ao tema da Química Alimentar.

Entre 6 e 9 de novembro de 2018 teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo o XIV Encontro de Química dos Alimentos (XIV EQA).

O evento realiza-se bianualmente sob a égide da Divisão de Química dos Alimentos, da Sociedade Portuguesa de Química, e é um dos poucos fóruns nacionais onde a indústria e a ciência alimentares se podem cruzar de forma regular para um debate de ideias e conhecimento mútuo.

A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer «às indústrias o que de mais recente se faz em Portugal ao nível da investigação científica na área alimentar, bem como permitir aos investigadores inteirar-se das necessidades de desenvolvimento do setor industrial, promovendo e facilitando colaborações cada vez mais necessárias», salientaram os organizadores.

No âmbito desse encontro, do qual a revista TecnoAlimentar foi media partner, convidámos alguns oradores a publicar neste dossier dedicado à Química Alimentar, os trabalhos que apresentaram no evento.

Entre eles, destacamos o “desenvolvimento de corantes alimentares naturais a partir de flores comestíveis”, “alimentos processados: avaliação da conformidade da rotulagem”, “desenvolvimento de um novo aditivo para carne de bovino rico em extratos naturais” e “associação de antocianinas ácido ferúlico de castas tintas portuguesas para produzir corantes alimentares naturais”. Além disso, pode ainda ler um artigo da ASAE sobre açúcares e edulcorantes nos géneros alimentícios.

Nesta edição conte ainda com os seguintes artigos:

- Cereja refrigerada: estudo de shelf life;

- Câmaras de atmosfera controlada;

- Aqualife: as melhores soluções de nebulização ao dispor do mercado;

- Entrevista ao gerente da Hanna Instruments Portugal, Eros Trevisan;

- 10 anos PNCA: Plano Nacional de Colheita de Amostras ao serviço da ciência e do consumidor;

- Entrevista a Carlos Ferreira, Diretor Geral da Diverembal;

- Trichinella spp. na Europa e em Portugal;

Estes e outros temas para ler na próxima edição n.º 18 da TecnoAlimentar. Não perca!

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui ou aqui.

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui.

Texto: Ana Clara 

tecnoalimentar 18