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Revista TecnoAlimentar

Prolacto exporta para todo o mundo e transforma 25% do leite de São Miguel

A Prolacto é uma empresa independente que produz ingredientes lácteos especializados para clientes industriais internacionais de alimentação e nutrição. Hoje em dia transforma 25% do leite de São Miguel.

leite

Oscar Criado-del-Rey veio de Espanha há três anos. É administrador, delegado e diretor-geral da Prolacto. Tem 51 anos e diz que os Açores são o melhor lugar do mundo para fazer o que faz. Diz que a Prolacto foi “uma oportunidade profissional muito interessante pela capacidade transformadora na empresa, na comunidade e na equipa” e que “não seria o mesmo sem um ambiente natural incomparável e único como é São Miguel”. 

Os principais produtos da empresa são misturas de pó de leite e soro com diferentes funcionalidades, componentes e formatos assim como produtos como manteiga e natas. As diferentes variedades de leite em pó, são utilizadas para nutrição infantil, chocolates, gelados, doces e sobremesas, misturas para café, cápsulas e máquinas de vending e ainda outros produtos como pizzas, lasanhas, ou sopas.
A nata em pó com 52% de matéria gorda, utilizada em papas de nutrição infantil, é um dos principais produtos da empresa. No entanto, a manteiga também é um produtos de referência, embora ainda só esteja à venda em formato industrial.


A Prolacto instalou-se há 52 anos no concelho da Lagoa, sendo uma  das empresas mais antigas do concelho. A Lagoa é hoje um centro empresarial importante.
A empresa emprega, diretamente, 75 colaboradores. No entanto, parceiros tecnológicos e comerciais, fornecedores de serviços e de produtos com contratos a longo prazo e ainda fornecedores de leite, que fazem parte da estrututa indirecta contam com perto de 500 pessoas.


A aposta da empresa pelos Açores foi, refere Oscar Criado-del-Rey "sem dúvida pelo potencial da matéria prima, a força dos processos internos e experiência existente na fábrica, assim como, pela oportunidade de melhorar os resultados da mesma, transformando-a numa empresa economicamente atrativa e com grande projeção internacional. Após três anos de cá chegar parece que conseguimos o objetivo inicial. Agora começamos outra fase estratégica para atingir o máximo potencial com novos projetos, nomeadamente um novo projeto interno, “Discovery”, que vai mudar totalmente a forma como trabalhamos, com seis novas tecnologias desde inteligência artificial, mais sensores de indústria 4.0 e um digital twin para modelos de simulação de produção, novos equipamentos de eficiência energética que vão trazer cerca de 30% de melhoria, e manutenção preditiva com ultrassom e infravermelhos."

Consulte a entrevista na totalidade aqui.