FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Prolacto coloca sistemas fotovoltiacos nas explorações dos produtores de leite

As empresas Atlantic Energy e Prolacto, apresentaram o Programa de Transição Energética da Lavoura 2022/25. Este programa é desenvolvido pela Prolacto em parceria com a Atlantic Energy “em benefício dos seus produtores de leite, que permitirá reduzir a pegada carbónica da cadeia produtiva, reduzindo o seu impacto ambiental, bem como a redução dos custos inerentes à atividade”.

Cada produtor de leite terá na sua exploração um sistema fotovoltaico completo, desde painéis fotovoltaicos a uma plataforma tecnológica, que permitirá aos produtores de leite reduzir o custo de actividade e contribuir para a descarbonização do setor.

Os estudos técnicos das primeiras 15 explorações do Raio Leiteiro Prolacto (que servirão de piloto para este projeto) estão já realizados; salientando a redução de 92 toneladas anuais de CO2 e a poupança de mais de 30.000 euros anuais na factura de electricidade destes produtores.

A empresa espera que, até ao final do ano, cerca de 40 outros produtores de leite integrem este programa.

Segundo nota de imprensa, a empresa Prolacto sublinha “O rendimento dos nossos produtores é sempre uma prioridade, por tanto temos iniciados vários programas dirigidos a contribuir para a sua melhoria.

Ao mesmo tempo, referem os responsáveis da empresa, os nossos clientes multinacionais de nutrição e alimentação “estão forçados a implementar a descarbonização da cadeia de fornecimento, dadas as suas próprias políticas ambientais muito mais exigentes”.

Este é um programa dirigido aos lavradores com o objectivo de aumentar a competitividade do produtor de leite, tornar as lavouras mais sustentáveis e aumentar a resiliência das explorações leiteiras da Prolacto.

O CEO da Atlantic Energy, Roberto E. Medeiros, salientou que “A redução das emissões de CO2 é uma responsabilidade de todos nós, e um sistema fotovoltaico pode ser muito eficaz neste objectivo, com um bom custo-benefício.”

O CEO acrescenta ainda que “a descarbonização da produção de leite é uma transformação importante para o futuro da indústria e das exportações açorianas, acrescentando valor aos produtos frente ao mercado europeu, nacional e americano”.

“ O leite carbon negative e os menores custos operativos vão trazer inúmeros benefícios para a indústria e uma maior qualidade de vida para os produtores,” completou

Fonte: ANIL