FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto Folha de Fruta quer transformar fruta não comercializada em produto Gourmet

destaqueUma película feita de fruta desidratada e não comercializada, tamanho A5 para caber numa mochila, foi idealizada por três alunos e quatro professores do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA). A película, que é apresentada em embalagens trendy e uma identidade gráfica forte, tem aspirações a entrar no exigente mercado alimentar de produtos gourmet. O projeto chama-se Folha de Fruta.
Sabia que cerca de 30 por cento da fruta produzida não é comercializada por ser feia e não se enquadrar nos padrões de venda? Pois bem, estes 30 por cento são desperdício. Ora, um grupo da UA quer acrescentar valor a este desperdício e dele fazer um produto gourmet.

Como? É simples: triturando, desidratando e, eventualmente, adicionando outros suplementos para obter uma película que pode ser vendida em folhas A5 a partir dessa fruta que é desperdiçada. Uma das particularidades do projeto é a forma de abordagem: a partir do Design.

A ideia venceu a terceira edição do concurso universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro. Esta edição do concurso, que contabilizou 114 inscrições, envolvendo 341 candidatos e 55 professores de 44 universidades, foi subordinada ao tema “Inovação no setor hortofrutícola”. Dos 16 melhores projetos selecionados com propostas para o setor hortofrutícola, quatro foram apresentados por grupos ligados à licenciatura em Design da Universidade de Aveiro. À iniciativa poderiam concorrer estudantes de todas as áreas, com orientação de docentes, tendo concorrido alunos de Agronomia, de Gestão, entre muitos outros.

A ideia venceu ainda a categoria de Produto Inovação, na III Edição da Gala Viva “Frutas & Legumes”, promovida pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a 14 de Novembro.

O grupo de alunos de Design da UA é formado por André Silva, Ana Beatriz Martins e Inês Seixas, sob orientação dos docentes Rui Costa, Teresa Franqueira, Raúl Pinto e Pedro Carvalho de Almeida, venceu com o projeto “Folhas de fruta!”. O grupo vencedor recebeu um prémio no valor de seis mil euros. Aos docentes que acompanharam a realização do trabalho foi atribuído um prémio no valor de três mil euros.

A ideia surgiu a partir das pesquisas para a disciplina Projeto de Design em Empresas da licenciatura em Design da UA e pela vontade em valorizar algo que até agora tem sido encarado como desperdício.

Neste momento, a equipa procura parceiros para conseguir tornar esta ideia um produto comercializável.

Ler aqui.