FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Programa de nutrição e atividade física da Nestlé chegou a mais de 800 mil portugueses este ano

Programa Educativo ‘Nestlé por Crianças Mais Saudáveis’ celebra já 20 anos a incentivar crianças e jovens, professores e comunidades a comer melhor para viver melhor. Mesmo no contexto pandémico que se viveu no ano letivo de 2019/2020, o programa conseguiu chegar a mais de 1300 escolas (400 delas fisicamente), impactando diretamente mais de 250 mil crianças e, indiretamente, mais de 550 mil pessoas, num total de mais de 800 mil portugueses.

Nestlé por crianças mais saudáveis

O Programa Educativo ‘Nestlé por Crianças Mais Saudáveis’ é desenvolvido pela Nestlé Portugal inserido no Nestlé for Healthier Kids Global Programme, uma iniciativa global da Nestlé, de nutrição e atividade física. Portugal foi pioneiro na implementação do programa (que no início se chamava “Apetece-me”), a par com a Rússia e o Brasil. Só no nosso país, esta iniciativa já sensibilizou mais de 3 milhões de alunos do Pré-Escolar e Ensino Básico para a importância de uma alimentação equilibrada e manutenção de um estilo de vida saudável, aliado à prática de exercício físico.

O programa é constituído por um conjunto de materiais pedagógicos especialmente dirigidos a alunos e professores destes níveis de ensino (entre os 4 e os 12 anos), permitindo-lhes abordar os temas da alimentação e estilos de vida saudáveis na sala de aula, de uma forma divertida e pedagógica.

Ana Leonor Perdigão, nutricionista e responsável pelo programa, destaca a importância da iniciativa: «O programa ‘Nestlé por Crianças Mais Saudáveis’ tem podido contribuir para que as famílias adotem hábitos de vida mais saudáveis, e todos os anos recebemos, no terreno, o feedback positivo de alunos e professores. Sabemos da importância de prosseguir com o nosso trabalho nas escolas e continuar a disponibilizar informação aos pais, pelo que mantivemos o programa a funcionar, mesmo perante a interrupção das atividades presenciais nas escolas, em março».

A responsável revela que, nessa altura, foi adotada uma estratégia digital, que se revestiu de uma marcada participação por parte das famílias e uma ótima aceitação por parte de professores e educadores. E acrescenta: «O sucesso da reorganização digital da abordagem estratégica do programa poderá vir a ser prosseguido nos próximos anos letivos, mantendo, sempre que possível, atividades presenciais. A alimentação enquanto Saúde e Bem-estar é uma preocupação da Nestlé, encontraremos sempre novas formas de apoiar as crianças e as famílias».

O programa, que resulta de uma parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, é um parceiro das escolas e das famílias na promoção da alimentação e hábitos de vida saudáveis desde 1999. A iniciativa tem uma forte componente de ação em escolas e uma componente de ação direta na comunidade.

A implementação do programa contempla presenças físicas através de uma equipa que dinamiza sessões lúdico-pedagógicas para alunos e professores, mas também com apoio via telefone e e-mail através do envio de materiais aos professores que pretendem continuar a implementação nas suas turmas.

De forma complementar, o programa chega também de forma indireta às famílias, nomeadamente através de atividades para desenvolver em casa, como a “definição de lancheiras saudáveis” que posteriormente são expostas na escola, impactando toda a comunidade educativa.

Do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, constata-se que as crianças que participam no programa, não só têm mais conhecimentos sobre alimentação como têm padrões alimentares mais saudáveis, consumindo por exemplo mais sopa e fruta. A cada ano letivo são definidos os temas principais a dinamizar, com enfoque nos últimos anos na relevância do pequeno-almoço e na sensibilização para a importância de conhecer as porções dos vários alimentos.

Este ano letivo o programa dá mais um passo em frente no sentido de integrar um novo capítulo sobre “alimentação saudável alimentação sustentável” e ainda o compromisso de lançar um Observatório da Alimentação das Crianças em Portugal, informação fundamental para se definirem objetivos ajustados às reais necessidades da nossa população.

Uma das mensagens que o programa tem reforçado é a importância de envolver as crianças na preparação das refeições. Desafiando todos os sentidos através da alimentação e em família estimulam-se melhores hábitos alimentares mais e criam-se memórias para um futuro mais saudável e feliz.