FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Processo de digitalização de uma fábrica de alimentos: 7 elementos-chave a ter em consideração

Sistemas de embalagem em rede, tecnologia robotizada no armazém, planeamento antecipado: A digitalização da indústria alimentar tem vindo a evoluir muito. Neste artigo pretende-se elencar alguns dos elementos mais importantes a ter em consideração na hora de dar o passo na transição tecnológica. Apresentamos sete fatores com base no feedback dos nossos clientes que iniciaram o seu processo de transição tecnológica.

1. Ter um ERP especializado na indústria

Ter um Sistema ERP moderno é essencial na estrutura tecnológica de qualquer empresa. O ERP, ou Enterprise Resource Planning, é, além de outras coisas, o sistema tecnológico central que conecta todos os pontos de uma empresa, nomeadamente outros sistemas informáticos, máquinas, sensores, funcionários, clientes, fornecedores e muito mais. No fundo serve de plataforma que possibilita o livre trânsito de informação bidireccionalmente entre todos os setores. O que significa que, ter um Sistema ERP especializado na indústria, é crucial. Os processos industriais de uma fábrica de componentes automóvel não são iguais aos de uma fábrica de roupa e muito menos aos de uma fábrica de alimentos. Esta é a premissa básica para entender o tema. É importante ter um sistema que ofereça a possibilidade de se moldar aos processos atualmente em curso na empresa e não o seu contrário. O sistema ERP da CSB conhece a indústria alimentar, os seus processos, dificuldades, desafios, riscos, oportunidades e todas as manhas. Além disso, repartimos o setor alimentar em diversas indústrias, como a carne (aves, suíno, bovino e outros), peixe, panificação, lacticínios, delicatessen, frutas e legumes, bebidas, e outras relacionadas como a indústria farmacêutica, química e também logística. À data de hoje são mais de 1200 clientes espalhados por mais de 50 países no mundo e variam desde pequenas empresas familiares a grandes grupos multinacionais. Todos com a particularidade de beneficiarem de um sistema conhecedor da indústria e de uma equipa de consultores experientes no seu setor em concreto. A CSB vem desde há mais de 40 anos a desenvolver o seu software numa lógica cumulativa, o que significa que incorpora os processos necessários para a execução da produção da forma mais eficiente possível e torna-os disponíveis na versão base do sistema. Na prática, o CSB-System de hoje contem uma panóplia de parâmetros/definições standard de projetos passados que podem ser aplicados nos projetos futuros.

2. Ter um ERP no chão de fábrica

Quando o tema é ERP, podemos estar a falar de uma diversidade de áreas e níveis de profundidade da empresa. Além do CSB- -System ser especializado na indústria alimentar, outra particularidade que o define é a sua especialização no chão de fábrica. O chão de fábrica numa unidade de produção de alimentos está, provavelmente, numa camada mediana na globalidade da profundidade tecnológica da empresa. As camadas mais superficiais da generalidade das empresas já se encontram relativamente digitalizadas (contabilidade, RH, BI, entre outros), mas o mesmo não se verifica na camada mediana. Ainda é frequente observarmos processos manuais, registos em papel ou, em certos casos, ausência de qualquer registo, também planeamentos baseados em números subjetivos e procedimentos mais rudimentares. A proposta da CSB é introduzir um sistema no chão de fábrica para os funcionários consultarem e registarem informação de forma segura, rápida e cómoda. Desde a receção de matérias-primas, gestão de armazém, produção, etiquetagem, embalagem, picking, expedição, gestão de rotas, gestão de qualidade, rastreabilidade, EDI, planeamento e mais alguns. A CSB integra todas estas áreas num único sistema. Os benefícios desse novo modo de trabalhar são inúmeros, além de otimizar os processos no chão de fábrica, aumenta a produtividade, reduz riscos e erros e oferece a possibilidade de tomarmos decisões rápidas e fundamentadas em dados reais. Mais uma vez, o facto do CSB-System ser um software especializado, as empresas no chão de fábrica têm ainda mais particularidades que precisam de ser tidas em conta. Numa camada mais profunda, a CSB também atua fazendo a conexão com máquinas, balanças, dispositivos, armazéns, robots e outros sistemas para trabalhar ao nível de MES, ou Manufactoring Execution System, aumentando o nível de automação da empresa, mais uma vez facilitando o trabalho dos empregados e otimizando os processos. Desde a sua primeira revolução, a indústria está em constante desenvolvimento, de tal forma que atualmente está em curso a quarta revolução – a Indústria 4.0. E a palavra-chave que define esta transição é “conexão”. A ideia por detrás desta revolução é a conexão plena de sistemas e máquinas que compõem o tecido tecnológico de uma fábrica: a CSB chama-lhe Smart Factory, ou a fábrica inteligente. A Smart Factory é um conceito que visa integrar todos os elementos que compõem o fluxo de informação de uma fábrica de alimentos. Desde a captura desses dados, através de diversos tipos de equipamentos, passando pela execução dos processos produtivos em fábrica, até às camadas mais superiores onde é possível ter uma imagem mais macro da empresa.

3. Captura de dados automática

Se um software especializado na indústria e implementado à medida do cliente é importante para o desenvolvimento do negócio, a forma como os dados são capturados e consultados não é menos relevante. É fundamental ter uma infraestrutura tecnológica capaz de suportar os requisitos de um software de chão de fábrica. Normalmente, numa fábrica de alimentos não é fácil introduzir e visualizar informação como num escritório. Lá em baixo, os funcionários, normalmente usam luvas, há água, gotículas, poeiras, temperaturas extremas, resíduos, entre outros, e isto acaba por dificultar a vida a quem realiza esta tarefa constantemente, além de exigir mais tempo e aumentar o risco de introdução errática de dados. A CSB oferece essa infraestrutura para garantir que o software está sempre a 100% do seu potencial. Tal como as estradas tiveram de ser alcatroadas quando os primeiros carros começaram a aparecer. O CSB-Rack é um equipamento patenteado resistente ao ambiente natural de chão de fábrica. Oferece a possibilidade de ter um computador na área produtiva sem risco de danificação. Além disso, oferece também soluções móveis para as áreas em que mais mobilidade é exigida. 

4. Soluções de automação

A automatização de processos individuais ou de áreas inteiras na produção e logística abre muitas possibilidades aos produtores de alimentos para operarem de forma mais eficiente. Isto requer uma infraestrutura TI homogénea, uma gestão inteligente dos dados e um fluxo de trabalho inteligente para gerir, monitorizar, otimizar e automatizar todos os processos em conformidade. Quer se trate de linhas de produção totalmente automatizadas, sistemas semi-automatizados de recolha de encomendas ou mesmo armazéns de expedição controlados por robots. Muitos exemplos práticos atuais mostram o efeito que os processos automatizados podem ter. Para além da liderança de custos, soluções mais recentes oferecem também uma maior flexibilidade. A razão pela qual a dissociação das etapas do processo está a tornar-se cada vez mais importante é explicada no nosso exemplo prático ProMessa que pode acompanhar no website da CSB, assim como muitos outros exemplos de sucesso.

5. Processamento industrial de imagens

Numa Smart Factory, já não é suficiente simplesmente registar e processar dados de forma digital. O potencial da informação só é devidamente utilizado quando os dados são avaliados diretamente no processo e ações como a triagem de matérias-primas ou produtos acabados podem ser automatizadas. O processamento de imagem industrial é uma tecnologia-chave para isso. Oferece grandes ganhos de eficiência sempre que o olho humano atinge os seus limites na medição quantitativa de eventos estruturados. Para além da garantia de qualidade, o processamento industrial de imagem também melhora a eficiência dos processos e a qualidade do processamento de informação. A CSB, além de software, oferece também algumas soluções de processamento industrial de imagens para automatizar os processos e melhorar a qualidade da informação extraída. A título de exemplo, o CSB-Imagemeater é um dos projetos mais bem-sucedidos da CSB-Vision. Através de uma fotografia, um algoritmo próprio consegue determinar em fração de segundos a percentagem de carne magra numa carcaça de porco. Além dessa, a CSB dispõe de soluções capazes de identificar e classificar produtos, fazer a picagem de paletes e outros.

6. Planeamento integrado

Não existe uma fórmula mágica para lidar com a digitalização, mas existem algumas dicas práticas. A mais importante delas é: melhorar os processos existentes em pequenos passos em vez de dar um salto muito grande. Porque não começar na fase de planeamento? Os sistemas de planeamento da produção preditiva já são capazes de integrar a crescente diversidade de variantes, aumentando a volatilidade ou mesmo os requisitos de “entrega no mesmo dia” nos cenários de planeamento. Desta forma, as matérias-primas e os fornecimentos podem ser planeados de forma otimizada, os tempos de preparação minimizados, os estrangulamentos evitados e as mudanças a curto prazo implementadas de forma sensata. Mesmo os lotes mais pequenos podem ser produzidos de forma eficiente e rentável. 

7. Web Apps e Cloud

Para ter uma Smart Factory, precisa de informação relevante para a tomada de decisões rápida. O fornecimento descentralizado de informação torna-se assim um fator de sucesso na produção de alimentos. Web based apps e soluções Cloud monitorizam e controlam todo o processo de produção e entregam painéis de controlo de números empresariais, números de vendas ou KPIs de produção, no PC, tablet ou smartphone. Assim, é gerada e fornecida informação importante onde o valor acrescentado tem lugar ou onde os empregados precisam dela, no departamento de entrada de mercadorias, na produção, durante a recolha de encomendas, no local do cliente – ou confortavelmente no sofá em casa. 

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833

www.csb.com

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 33 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone: 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt