FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Preços mundiais dos alimentos subiram em outubro

Os preços mundiais subiram pela primeira vez em cinco meses, catalisados pelo aumento das cotações internacionais do açúcar e dos cereais. De acordo com o índice da FAO, registou-se 1,7% mais que no mês anterior e 6% mais em relação ao período homólogo.

Alimentação

O índice dos preços dos cereais aumentou 4,2%, em outubro, como os preços de exportação de trigo e milho a subirem acentuadamente devido à redução das perspetivas de safra em vários países produtores importantes e à atividade comercial dinâmica. Pelo contrário, os preços do arroz caíram, devido à fraca demanda e pelas perspetivas de uma colheita abundante de basmati.

Em relação ao açucar, o índice de preços subiu 5,8%, tendo em conta as previsões de uma oferta muito mais escassa no próximo ano, principalmente devido às grandes reduções esperadas na produção de açúcar na Índia e na Tailândia.

Também houve um aumento no índice de preços dos óleos vegetais: 0,5%, atingindo o seu nível mais alto em mais de um ano. 

Em relação ao índice de preços da carne, aumentou 0,9%, impulsionado pela maior demanda por importação de carne bovina e ovina, principalmente da China. Os preços da carne suína cresceram moderadamente, enquanto os da carne de aves caíram devido à maior disponibilidade de exportação.

Finalmente, o índice de preços dos produtos lácteos caiu 0,7% em outubro, com a forte redução nos preços do queijo mais do que compensando os aumentos no leite desnatado e no leite em pó integral.

Fonte: Revista Grande Consumo