FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Politécnico de Viana do Castelo integra projeto europeu para combater o desperdício alimentar

Food Chase tem como objetivo construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo.

Num esforço conjunto para combater o desperdício alimentar em toda a Europa, o Politécnico de Viana do Castelo é um dos membros do Food Chase, um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, e que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo.

Os dados mais recentes demonstram que o desperdício alimentar acontece em diferentes fases, desde a produção até ao consumo. Por isso, a luta contra este desperdício é uma batalha que requer esforços coordenados em todas as etapas da cadeia de abastecimento. O problema está identificado. É agora preciso encontrar soluções. E a chave reside na criação de fluxos eficientes de informação e na colaboração entre os diversos atores do setor alimentar.

É a pensar nesta problemática que surge o Food Chase, projeto do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, e que teve o seu arranque na última semana, com um encontro em Viana do Castelo, juntando representantes dos 12 parceiros internacionais.

O Food Chase – Food Supply-Chain Ecosystems for Sustainability é um projeto de cooperação internacional no âmbito do programa Erasmus+, que junta parceiros de Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Roménia e Suíça, e que demonstra o compromisso destas instituições na promoção da educação, da inovação e da sustentabilidade na indústria alimentar.

O projeto, com a duração de três anos, assume como principal objetivo colocar à mesma mesa pensamento académico, conhecimento científico, organizações e empresas do setor, para que, juntos, encontrem soluções capazes de promover a sustentabilidade e apoiar a economia circular através da criação de Ecossistemas de Cadeia de Abastecimento Alimentar.

Projeto de referência na União Europeia

Numa fase inicial, o projeto irá centrar-se na criação de um “Quadro de Competências em Cadeia Alimentar”, que servirá como referência na indústria alimentar a nível da União Europeia. Este quadro será essencial para o desenvolvimento de currículos e guidelines inovadoras e experiências práticas destinadas a atualizar e a melhorar as competências dos profissionais do setor.

Além disso, Food Chase visa também identificar uma nova figura profissional, “o Especialista em ‘Do Prado ao Prato’”, centrado na redução da pegada ambiental da cadeia de abastecimento alimentar.