FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Pesquisa da Palsgaard conclui que consumidores compraram mais produtos à base de plantas desde o início da pandemia

A demanda do consumidor global por produtos à base de plantas aumentou desde o início do COVID-19, sugere a pesquisa de Palsgaard. A empresa especializada em emulsificantes e estabilizadores comissionou uma extensa pesquisa de consumo no mercado à base de plantas, focando especificamente em três categorias: alternativas ao leite, iogurtes sem laticínios e sobremesas congeladas.

A pesquisa mostrou que os consumidores estão geralmente satisfeitos com os produtos vegetais existentes, mas há áreas onde gostariam de ver melhorias, como menos sedimentação em "leites" vegetais; produtos com maior vida útil; e textura e cremosidade aprimoradas.

A pesquisa descobriu que quase metade dos consumidores (44%) comprou mais destes produtos desde o início da pandemia COVID-19. Doze por cento disseram que as suas compras de produtos à base de plantas diminuíram e 44% disseram que permaneceram os mesmos.

Haydee Carlos, gerente de aplicação da Palsgaard, disse: “O início do COVID-19 parece ter despertado mais interesse no mercado de alimentos e bebidas à base de plantas. Isso pode ser porque a pandemia levou a um maior foco na saúde em geral e no meio ambiente. Ao mesmo tempo, o setor baseado em plantas está a evoluir rapidamente, então há cada vez mais produtos novos para os consumidores explorarem ”.

O white paper da empresa "Potencial do produto baseado em plantas"cobre a pesquisa em mais detalhes e identifica várias áreas onde os consumidores gostariam de ver melhorias, tais como:Reduzindo a sedimentação em 'leites' à base de plantas; o aumentando da sensação do tacto e, particularmente, a textura e cremosidade desses produtos; que o prazo de validade e garantia dos produtos durem o suficiente depois de abertos; minimizar a separação de água em iogurtes sem laticínios.

«O mercado baseado em plantas ainda é relativamente novo e sabemos que os fabricantes ainda estão aprendendo sobre os desafios na criação de alternativas aos laticínios. A Palsgaard pode ajudar com esses desafios e trabalhar conosco também pode ajudar a reduzir o tempo de desenvolvimento do produto.», destacou.

Para mais informações consulte o site.