FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Pescanova é eleita uma das empresas de produtos do mar mais sustentáveis do mundo

O Grupo Nueva Pescanova foi reconhecido como a primeira empresa pesqueira e a segunda no setor de produtos do mar que mais contribui para uma indústria sustentável e responsável, de acordo com o índice Seafood Stewardship Index 2023. O Seafood Stewardship Index, elaborado pela World Benchmarking Alliance, avaliou o desempenho dos principais players do setor em áreas cruciais como governança e estratégia, responsabilidade social, ecossistemas e rastreabilidade.

O Grupo Nueva Pescanova destaca-se pelos melhores resultados em rastreabilidade de produtos, além de colocar a sustentabilidade no centro do seu modelo de negócio e da sua estratégia global. A empresa estabeleceu metas, prazos e ofereceu transparência no seu progresso em questões que variam desde as mudanças climáticas até à inclusão social e nutrição.

Segundo a Pescanova “É com muita alegria que recebemos esta distinção, como forma de reconhecimento daquele que tem sido um caminho que percorremos com ambição. A nossa prioridade tem sido proporcionar aos nossos consumidores produtos de alta qualidade, seguros, nutritivos e obtidos de forma sustentável, tanto ambientalmente como socialmente. A sustentabilidade é, por isso, estrutural no nosso negócio – e este ranking vem provar-nos de que estamos no caminho certo e é nosso compromisso continuar a trabalhar para atingir a meta a que nos propomos”.

A Pescanova formulou o seu Programa de Sustentabilidade ‘Pescanova Blue’, que se apoia num sistema de evidências de sustentabilidade nas esferas ambiental e social para os seus produtos e operações, e num plano integrado de iniciativas desenhadas para guiar e documentar o uso sustentável dos recursos naturais, bem como a atuação responsável das empresas do Grupo Nueva Pescanova. O programa assenta em cinco princípios: abastecimento sustentável, responsabilidade laboral, operações responsáveis, comunidades mais prósperas e comportamento ético, íntegro e conformidade com a lei.

O Grupo Nueva Pescanova continua comprometido com a excelência em sustentabilidade e responsabilidade, definindo novas ações de mitigação e compensação com base em estudos independentes sobre o meio ambiente e a biodiversidade.