FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

‘Peniche Can Fish’: Sardinhas do mar de Peniche são a novidade sustentável para as mesas deste Natal

Sardinhas pescadas sustentavelmente no mar de Peniche, por barcos portugueses rastreáveis a qualquer momento pelos consumidores de cada lote. São estas as características distintivas da nova marca Peniche Can Fish, agora lançada pela ESIP, do grupo Thai Union, e que chega a tempo do Natal.

De uma forma inédita - e através da simples leitura do QR Code em cada lata adquirida, ou colocando a referência no site - os consumidores poderão visualizar o percurso do peixe do oceano até às instalações da ESIP, em Peniche, e daí até à sua casa. Traçando assim a origem das sardinhas e ficando a conhecer, não apenas o processo usado para a sua pesca, mas também o barco respetivo e a sua localização. 

Este reforço da marca Peniche Can vem confirmar a forte ligação à região por parte do grupo Thai Union, que através da European Seafood Investment Portugal (ESIP), lançou em maio passado a marca Peniche Can Surf, em homenagem aos muitos milhares de surfistas de todas as nacionalidades acolhidas todos os anos, à vibrante comunidade de surfistas residentes na região e a todas as pessoas que mantêm um estilo de vida saudável e ativo.

Através dos produtos Peniche Can e da sua loja no local, desenhada como o interior de um barco tradicional, a empresa especializada na pesca e tratamento de produtos do mar pretende prestar uma homenagem aos pescadores, barcos e peixe de Peniche, com produtos que resultam exclusivamente da atividade piscatória nestas águas.     

Até ao lançamento da marca Peniche Can, todos os produtos de pesca da ESIP se destinavam apenas a mercados externos em 3 continentes, sendo a empresa a 4ª maior exportadora da região de Leiria, com um volume de exportações superior a 82,6 milhões de euros. A partir deste ano, a empresa passou também a deter a marca “umbrela” Peniche Can by Thai Union.     

De acordo com João Santos, Director da Fábrica da ESIP: "O primeiro produto da marca Peniche Can Fish, estas sardinhas em azeite picante pescadas no nosso mar, vêm demonstrar mais uma vez o orgulho que temos  na ligação à região e à qualidade dos seus produtos marítimos, produzidos de forma responsável e sustentável. Desde que foi inaugurada, em Maio deste ano, a nossa nova loja de fábrica tem recebido visitantes de inúmeros países que agora levarão consigo, para partilha nos diferentes cantos do mundo, mais esta nossa homenagem a Portugal e a Peniche em particular”. 

Para Sven Massen, Director de Operações para a Europa da empresa-mãe Thai Union: "A nova marca Peniche Can Fish vem demonstrar de forma inovadora, mais uma vez, a razão porque a ESIP se mantém como uma das nossas fábricas mais versáteis na Europa. Os Portugueses são, sem dúvida, um exemplo na forma como demonstram a sua paixão pela pesca e pelo mar e estamos certos de que este produto, rastreável e sustentável, tem todas as características para os deixar orgulhosos aos olhos – e paladares – dos visitantes de todo o mundo”.  

Fundada em 1915, a ESIP é a quarta maior empresa exportadora do seu distrito de origem, Leiria, e exporta os seus produtos para três continentes. Mais de 850 funcionários operam 8 linhas de produção, que podem processar 90 receitas diferentes e 16 espécies de peixe, gerando um volume de negócios anual de 84 milhões de euros. A ESIP é uma empresa do Grupo Thai Union.

A Peniche Can Surf e a Peniche Can Fish estão ambas à venda no local e a nível nacional através do site. Aqui poderá saber mais sobre a marca, bem como rastrear a sustentabilidade do seus produtos.