FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

PE quer indicação nas bebidas alcoólicas sobre conteúdo calórico

A Comissão Europeia deve propor medidas para incluir na rotulagem das bebidas alcoólicas informação sobre o conteúdo calórico, segundo o acordo estabelecido pelo Parlamento Europeu.

A resolução reclama uma nova «estratégia europeia em matéria de álcool» para reduzir o consumo entre menores e incluir aviso nos rótulos sobre os seus riscos. Os eurodeputados pedem à Comissão que «comece a trabalhar imediatamente na nova estratégia da União Europeia (UE) em matéria de álcool para 2016-2022», de forma a ajudar os países no combate contra o álcool. A estratégia deve incluir a compilação de dados confiáveis, a melhoria da prevenção e tratamento, a redução dos acidentes causados pela condução sob efeitos do álcool e análises dos diferentes padrões de consumo, assinala o texto adoptado em votação.

A Comissão Europeia deve avaliar a obrigatoriedade de informar os consumidores sobre os ingredientes e conteúdo nutricional a aplicar às bebidas alcoólicas, assinala a resolução. O conteúdo calórico terá que estar de forma clara e a Comissão deverá apresentar uma proposta legislativa em 2016, como limite.

O Parlamento solicita também aos Estados-membros que protejam os jovens mediante uma aplicação estrita das limitações de idade e recomenda que monitorizem o efeito da publicidade do álcool na juventude e tratem de limitar a sua exposição a estes anúncios. Os países devem contemplar medidas contra a venda de álcool muito barato.

Ler aqui.