Panos de limpeza da MEWA com sistema de reutilização para fábricas e oficinas

O sistema de panos de limpeza da MEWA traz ainda várias vantagens: permite o cálculo exato dos custos, aumenta a segurança e garante que as máquinas, ferramentas e chãos são limpos com rigor e rapidez.

A empresa defende que a forma mais sustentável de proteger o ambiente é evitar lixo e partilhar coisas. O sistema de reutilização da MEWA Gestão Têxtil proporciona a oportunidade de transformar uma fábrica ou oficina, de um momento para outro, em amiga do ambiente, o que tem como finalidade tornar a empresa atraente aos olhos dos colaboradores e potenciais clientes.

Em todo o mundo fazem-se pesquisas e experiências com o objetivo de desenvolver produtos biodegradáveis, como copos de ácido poliláctico que se decompõem nos seus elementos carbono e água, ténis de fio de seda de aranha sintético que, após alguns anos, se dissolvem no ar e só deixam a sola, entre outros. Isto é importante e contribui para a proteção do ambiente.

Ainda mais consequente e mais eficaz é o sistema de panos de limpeza da MEWA, uma vez que atua muito antes: os clientes da MEWA não produzem lixo. Alugam os panos ultra-absorventes que a MEWA recolhe à hora combinada para lavar e cuidar, submeter a um controlo rigoroso de qualidade e devolver limpos. Isto é confortável, permite um cálculo de custos exato e poupa tempo, já que há sempre panos limpos à mão.

Desta forma, os colaboradores podem dedicar-se a cem por cento às suas tarefas técnicas, em vez de perder tempo a arranjar panos e deitá-los fora de acordo com os requisitos legais. Os panos da MEWA são simplesmente partilhados. Os colaboradores utilizam-nos sem os possuir, mantendo toda a sua flexibilidade. E é ainda possível adaptar a quantidade e a qualidade dos panos – há quatro diferentes conforme a missão – às necessidades atuais da empresa.

A multinacional alemã revela-se assim como uma parceira que coloca ao dispor do cliente a sua experiência de 111 anos e o inteligente sistema de panos de limpeza faz avançar empresas em toda a Europa.

A MEWA lava atualmente mais de mil milhões de panos por ano para 188 000 clientes. Durante a lavagem são filtrados óleos e graxas que são reutilizados para aquecer as linhas de lavagem e secagem. Desta forma, a MEWA cobre 80 por cento do consumo energético e poupa sete milhões de litros de óleo de aquecimento.

Quanto ao consumo de água, a MEWA tem conseguido reduzi-lo cada vez mais através do desenvolvimento contínuo da tecnologia. Atualmente está em 50 por cento. Para além disso, a MEWA utiliza detergentes biodegradáveis nas doses mais reduzidas possível. 

A partir de 45 localizações, a MEWA fornece, com serviço integrado e além dos panos, vestuário profissional e de proteção, cárteres e mantas absorventes de óleo, assim como limpadores de peças a empresas em toda a Europa. Cerca de 5600 colaboradores dedicam-se a mais de 188 000 clientes da indústria, do comércio, do artesanato e da gastronomia.

Em 2018 o Grupo MEWA alcançou um volume de negócios de 704 milhões de euros. Fundada em 1908, hoje a MEWA é líder no setor de gestão têxtil. Em novembro de 2013 chegou ao top 3 do prémio alemão de sustentabilidade na categoria “Produtos/Serviços Mais Sustentáveis da Alemanha”. Em 2019 a empresa foi distinguida pela quarta vez como “Marca do Século” pela editora Deutsche Standards e em 2015 pela segunda vez como “Líder de Mercado Mundial”.