Nova ferramenta online para rolos transportadores isentos de manutenção da igus

 Isentos de manutenção, higiénicos e limpos: são estes os requisitos impostos pela indústria alimentar e de embalagens aos seus componentes. Por este motivo, os projetistas de equipamentos de rotulagem e etiquetagem contam com rolos xiros de funcionamento suave com rolamentos de esferas em plástico isentos de lubrificação da igus. Para ajudar o cliente a selecionar rapidamente o rolo certo para a sua aplicação, a igus desenvolveu agora uma nova ferramenta online para rolos transportadores.

Os rolamentos de esferas em polímero xiros da igus são isentos de lubrificação e de manutenção e apresentam um coeficiente de atrito muito reduzido. São utilizados especialmente na indústria alimentar e de embalagens, pois não existe risco de contaminação devido à ausência de lubrificantes. Com os rolos transportadores xiros, a igus oferece soluções prontas a instalar e muito leves, por exemplo, para sistemas de embalamento com película ou sistemas de rotulagem. Os rolos transportadores de funcionamento suave estão disponíveis em diferentes diâmetros, em comprimentos com precisão milimétrica e com tubos em três materiais diferentes. A igus desenvolveu a ferramenta online para rolos transportadores de modo a permitir aos clientes a seleção e encomenda dos seus rolos transportadores personalizados em apenas dois passos. No primeiro passo da nova ferramenta online, o utilizador apenas tem de especificar o diâmetro interior e exterior, bem como o comprimento do rolo, o valor da carga, a forma como esta é aplicada e a temperatura de funcionamento. A característica especial: com a introdução das características da força aplicada, a ferramenta online calcula a força resultante exercida no rolo e recomenda os materiais de tubo adequados. No segundo passo, o utilizador pode selecionar o seu rolo transportador com base na deflexão, no peso e no preço, transferir os desenhos CAD e encomendar o rolo diretamente online.

O material certo para qualquer aplicação

Os rolos transportadores em alumínio, PVC e carbono estão disponíveis para uma grande variedade aplicações. Em comparação com os tubos de aço inoxidável usualmente usados em rolos transportadores, os materiais dos tubos da igus pesam bastante menos, o que reduz consideravelmente a inércia dos rolos. Se o utilizador desejar utilizar um rolo composto totalmente por materiais aprovados para a indústria alimentar, o rolo transportador com tubo de PVC é a opção certa. Este é totalmente constituído por materiais que cumprem o Regulamento (UE) n.º 10/2011. Também pode ser aplicado como rolo de desvio. Se for necessário um rolo particularmente leve, a igus fornece uma solução com tubo em fibra de carbono, enquanto a utilização de um tubo de alumínio oferece uma solução mais universal para o guiamento de etiquetas e películas. Dois rolamentos de esferas com flange xiros em plásticos de alto desempenho, com esferas de aço inoxidável, asseguram o funcionamento suave e a seco dos rolos. Estes causam menos atrito do que os rolamentos de esferas metálicos lubrificados, uma vez que as esferas não têm de superar a resistência do lubrificante e da vedação, operando muito mais suavemente.