FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ONU vai medir desperdício alimentar

A ONU, em parceria com parceiros internacionais, anunciou o lançamento do primeiro padrão global para medir o problema do desperdício e da perda de alimentos no mundo.

A prática gera, anualmente, um custo global de €850 mil milhões.

Segundo o portal Protege o que é Bom, o padrão consiste num conjunto abrangente de definições e requisitos de comunicação para que empresas, países e outros consigam medir, relatar e gerir de forma consistente e confiável a perda e o desperdício de alimentos.

A ONU acredita que cerca de um terço de todos os alimentos é perdido ou desperdiçado em todo o mundo no processo que vai desde a produção até ao consumo.

Paralelamente, 800 milhões de pessoas encontram-se subnutridas em todo o mundo.

O desperdício é responsável por 8% das emissões de gases que causam o efeito estufa. De acordo com as estimativas da organização, se esses dados representassem um país, a nação estaria entre os três maiores poluidores, atrás somente da China e dos Estados Unidos.


«Pela primeira vez, através do auxílio do padrão, países e empresas serão capazes de quantificar os alimentos que são perdidos e ou desperdiçados, onde esse desperdício ocorre, bem como relatar o problema de maneira altamente consistente», refere Andrew Steer, presidente e CEO da World Resources Institute, considerando-o: «um verdadeiro avanço».

«Agora, temos uma nova ferramenta poderosa que ajudará governos e empresas a economizar dinheiro, proteger os recursos e garantir que mais pessoas consigam o alimento que necessitam», acrescentou o responsável, citado pelo Protege o que é Bom.

Fonte: Greensavers