FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Olivum vence prémio de Desenvolvimento Estratégico da World Olive Oil Exhibition

A Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, foi distinguida com um prémio na categoria de Reconhecimento de Desenvolvimento Estratégico, no âmbito da 9ª edição do World Olive Oil Exhibition, que decorreu nos dias 8 e 9 de março, em Madrid.

Na sequência deste prémio, o Alentejo português foi reconhecido como referência internacional em termos de olival moderno.

O olival moderno é responsável por 75% da produção nacional de azeite, com o Alentejo a contribuir com 85% do total produzido em Portugal. O País posiciona-se atualmente como o 8.º maior produtor mundial de azeite, com produtividades recorde no Alentejo. Portugal é percentualmente o primeiro pais do mundo em termos de qualidade, pois 95% de azeite que produz é virgem e virgem extra. Os Estados Unidos da América ocupam o segundo lugar, atingindo os 90%; Espanha e Itália aparecem em terceiro, com apenas 70%.

Este prémio recompensa o projeto de desenvolvimento estratégico da Olivum, em representação dos seus associados, em prol da excelência da produção de azeitona e do azeite produzido nos mais modernos lagares. O objetivo é valorizar as empresas, projetos e produtos que, por meio das suas ações e proposta, contribuam para a melhoria e desenvolvimento do setor.

A Exposição Mundial do Azeite é organizada pela Pomona Keeper e pela IFEMA Madrid, entidades que visam desenvolver o sector oleícola a nível mundial.

A Olivum verticalizou a sua operação e passou a ser a maior associação de Olivicultores e Lagares do país, com 43 mil hectares de exploração agrícola, 100 associados, 300 explorações e 15 lagares.