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Revista TecnoAlimentar

O snacking dentro e fora de casa

O momento de consumo snacking, caracterizado pelos intervalos entre as principais refeições, tem sido alvo de discussão sobre a sua importância para a nossa saúde e de que forma se enquadra em regimes alimentares de dietas específicas, como aumento ou perda de peso.

Snacking

Certo é que é são momentos de consumo a ganhar relevo no planeamento das marcas nos últimos anos e uma forma de gerar consumo adicional, que apesar de crescer em dietas estruturadas, continuam a ser mais guiados pela sua maior espontaneidade.

Para percebermos melhor a importância do snacking, iremos dissecar nos próximos parágrafos os porquês e as principais mudanças deste tipo de consumo entre os portugueses.

O snacking dentro de casa

Dentro de casa, do total dos seis momentos de consumo acima mencionados, os três relativos a snacking representam 23% da totalidade de ocasiões de consumo, sendo que este número se mantém estável ao longo dos últimos anos. Quando o consumo de snacking ocorre dentro de casa, o consumidor procura uma mescla de saúde, conveniência e prazer.

Parece confuso ou até mesmo contraditório, mas há que ir para além da superfície para encontrar respostas mais concretas. Desta forma, se de manhã são procurados produtos mais voltados para a saúde e conveniência, como as frutas e iogurtes, à tarde a saúde abre espaço para a conveniência e prazer, como o pão as tostas e os bolos, à noite este passa a ser completamente focado no consumo por prazer, como os gelados e os snacks salgados.

O target de consumo nos momentos de snacking dentro de casa também é substancialmente mais sénior que fora de casa e, como a Kantar já revelou noutras análises, sendo um grupo de consumidores bastante numeroso, tem grandes diferenças entre si, o que faz com que o mesmo produto seja utilizado para vários momentos com diferentes tipo de perceção.

Outro facto curioso sobre estes momentos de consumo é que as marcas de fabricante são consumidas 16% acima das grandes refeições.

O snacking fora de casa

Fora de casa os momentos de snacking são bem mais comuns do que dentro, representando 56% de todas as ocasiões de consumo que fazemos neste espaço e analisando a sua evolução nos últimos anos, verificamos que face a 2016 este número aumentou 6pp.

Também se dentro de casa existe uma maior complexidade motivacional, quando ocorre fora de casa o snacking é consumido por sabor ou prazer em 7 de cada 10 vezes. Porém, uma vez mais, fixarmo-nos apenas neste dado não é suficiente para escortinar todo o potencial deste momento de consumo.

A saúde é o motivo de consumo que mais tem crescido no ambiente fora de casa e apesar de em média surgir em 8% destes momentos, a realidade é que a sua ascensão tem sido vertiginosa, valendo atualmente mais 47% do que em 2016. Este aumento deve-se sobretudo ao maior consumo de água, sumos naturais e consumo de produtos lácteos.

Artigo originalmente publicado no website da Kantar