FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Parlamento Europeu dá um passo importante em direção a uma economia circular

Durante décadas, a indústria europeia do cartão teve o melhor sistema de reciclagem para todos os materiais de embalagem. A produção total de cartão na UE é de 32 milhões de toneladas por ano, 90% das quais são recicladas. Uma caixa pode ser reciclada até 25 vezes, o que faz dela o material de embalagem mais reciclado na Europa.

Dados que levaram a Smurfit Kappa a aplaudir a votação do Parlamento Europeu sobre o PPWR, que representa um passo importante para uma economia circular, na sequência da proposta da Comissão Europeia do ano passado. Em 2020, o Conselho Europeu já se tinha decidido a tornar todas as embalagens reutilizáveis ou recicláveis até 2030.

Saverio Mayer, Diretor Executivo da Smurfit Kappa Europe, afirmou: "o Parlamento Europeu tomou uma decisão histórica sobre uma legislação de referência que conduzirá a Europa a uma economia verdadeiramente circular. Foi adotada uma abordagem pragmática no que diz respeito ao Regulamento relativo a embalagens e resíduos de embalagens, a fim de reduzir significativamente os resíduos de embalagens não recicladas". E acrescentou: "o Parlamento reconheceu que a reutilização e a reciclagem de embalagens são complementares e que os sistemas de reciclagem eficazes, em vigor há décadas, constituem a base das políticas da UE em matéria de sustentabilidade ambiental.

Por esta razão o CEO acrescentou “solicitamos ao Conselho do Ambiente que, em linha com o Parlamento, reconheça que os sistemas de reutilização e reciclagem devem andar de mãos dadas em prol de uma Europa mais verde”.

A indústria europeia do cartão é pioneira na transição ecológica da Europa graças a um produto 100% reciclável, renovável e biodegradável.