“O Futuro do Bacalhau”: Seminário internacional junta investigadores, exportadores e entidades relevantes
No próximo dia 16 de junho, das 09h30 às 11h00, um seminário online irá reunir, pela primeira vez, peritos internacionais e os principais players do setor do Bacalhau em Portugal e na Noruega. Este seminário é organizado pelo NSC – Conselho Norueguês dos Produtos do Mar. Portugal consome 20% de todo o bacalhau pescado no mundo, sendo o mercado que mais prefere este tipo de peixe, estimando-se que só na noite da Consoada sejam consumidas entre 4 mil e 5 mil toneladas de bacalhau em Portugal. Quanto à sua origem, 70% de todo o bacalhau consumido em Portugal é Bacalhau da Noruega.
O impacto da pandemia afetou o consumo de bacalhau no que respeita sobretudo ao que decorria no contexto turístico, mas trouxe também algumas mudanças nos hábitos de consumo dos portugueses, reforçando o consumo doméstico. Curiosamente, “Bacalhau à Brás” foi o prato que os portugueses mais cozinharam durante o confinamento. Os portugueses estão também cada vez mais atentos às questões ecológicas e de sustentabilidade dos produtos que consomem.
Neste seminário, para além de se analisar o que aconteceu no contexto pandémico, será debatido o futuro do Bacalhau nas suas várias vertentes e quais as tendências do mercado, incluindo temas como:
- “Gestão Responsável e Sustentável das Unidades Populacionais de Bacalhau”
- “O Futuro do Bacalhau na perspetiva de um Produtor”
- “O Mercado de Bacalhau a nível global”
- “O canal Horeca em Portugal no contexto do Covid 19”
- “Consumo doméstico durante a Pandemia: o que mudou e o que aconteceu no caso do Bacalhau?”
- “O elevado consumo de Bacalhau em Portugal e a sustentabilidade são compatíveis?”
Caso esteja interessado em assistir ao webinar pode fazer a inscrição através deste link , onde encontra também o programa completo do seminário. O evento decorrerá das 09h30 às 11h30.