FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

O ERP CSB-System: alguns requisitos específicos da indústria de bebidas

Quer se trate de bebidas com ou sem álcool, chá ou café, com ou sem gás, existe uma forte pressão sobre os preços no setor porque o mercado está saturado. A digitalização e a automação são alavancas importantes para reduzir custos, aumentar a flexibilidade e melhorar o serviço ao cliente. O ERP de chão de fábrica CSB-System, completo e integrado apresenta uma solução específica para o setor das bebidas, é o “navegador” que conduz a empresa nesta direção.

Otimizar a produção para reagir de forma flexível aos requisitos dos consumidores

As empresas que não conseguem reorganizar a produção e o picking num curto espaço de tempo arriscam-se a perder quota de mercado. Para responder a este desafio, o CSB-System coordena na perfeição a produção, o picking e o armazenamento. Além disso, em questão ao nível de flexibilidade, o sistema ajuda a empresa a adaptar rapidamente os seus processos para corresponderem às exigências do mercado.

Rastreabilidade de processos e produtos para combater a fraude alimentar

De tempos a tempos, a indústria alimentar chama-se a si própria à atenção devido às contrafações. Além do azeite, os sumos de fruta, o vinho, o café e o chá são particularmente afetados. Para proteger os consumidores, é importante reunir todos os agentes da cadeia de abastecimento sobre um sistema de informação único e transparente.

O CSB-System gere uma recolha de dados em malha apertada que, em combinação com a documentação atempada de todos os processos, garante uma rastreabilidade perfeita e qualquer tipo de certificação. Rastrear um lote é uma tarefa tão rápida como pressionar um botão. Em questão de segundos é possível visualizar todas as origens e destinos de um determinado lote com conexão com lotes externos e todos os detalhes de processamento ao longo da cadeia de abastecimento.

Otimização das receitas para uma melhor utilização dos recursos disponíveis

As más condições climatéricas, como as geadas tardias, quedas de granizo ou as secas prolongadas dos últimos anos, provocam regularmente perdas de colheitas na fruticultura e na viticultura e exercem pressão sobre os preços. É aqui que o CSB-System entra em ação com a otimização das receitas: o software assegura, em todas as fases do processo, que todas as matérias-primas fluem sempre para os produtos semiacabados e acabados numa proporção economicamente ótima.Isto também se aplica aos recursos humanos. O resultado é um cálculo abrangente da margem de contribuição com um maior controlo de custos.

CRM e BI para facilitar os processos de decisão

O CSB-System fornece CRM e BI: os dados recolhidos tornam-se assim em informações reais que facilitam os processos de tomada de decisão. O departamento comercial goza da vantagem de poder gerir o seu negócio diretamente no mesmo ambiente onde os dados de produção, rendimento, preços, etc. estão mantidos.

EDI para comunicar com a grande distribuição

Quase todos os grandes retalhistas comunicam com os seus fornecedores através de intercâmbio eletrónico de dados (EDI) e exigem que estes se adaptem a estes formatos. O CSB-System ERP já dispõe dos principais formatos na sua solução standard. Receber e enviar encomendas por EDI não só é possível com o CSB-System como também bastante fácil.

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833