FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novas grelhas magnéticas para a separação de impurezas metálicas em sólidos, em pó e em granulados

alpha

O íman Easy Cleanflow é utilizado para a remoção de partículas metálicas (> 30 µm) em sólidos secos, em pó e em granulados, na indústria alimentar; química; cerâmica; plásticos e outras.

RENDIMENTO SUPERIOR DE SEPARAÇÃO

Este novo projeto tem maior rendimento de separação uma vez que, em vez das duas camadas de barras finas de Ø25 mm, tem apenas uma única camada de barras grossas de Ø50 mm.

Estas barras magnéticas, mais grossas, com uma maior densidade de fluxo e um campo de retenção mais profundo, estão em contacto com as partículas metálicas por mais tempo.

Para além destas vantagens, este novo projecto:

– reduz a altura necessária para a instalação do íman.

– melhora fluxo de produto, o que é particularmente benéfico quando se trata de sólidos em pó.

O íman Easy Cleanflow, com seu enorme poder de retenção magnético de 12.000 gauss, também é ideal para a separação de pequenas partículas de aço inoxidável que são fracamente magnéticas.

Testes e medições demonstram que o poder de retenção magnético por si só não é suficiente para separar as partículas de aço inoxidável. Também é importante que estas partículas estejam em contacto com as barras magnéticas. Deflectores (opcionais) podem conduzir o fluxo do produto, com partículas fracamente magnéticas, de forma a que haja sempre um contacto com as barras magnéticas.

LIMPEZA

As barras magnéticas podem ser retiradas (manualmente) após o fluxo do produto ser interrompido. Assim que são retiradas, os ímanes automaticamente se movem (pneumaticamente) para o interior dos tubos de protecção. Como consequência, uma vez que ficam fora do campo magnético, as partículas de metal capturadas caem para dentro de um prato e deslizam até a uma caixa de recolha.

Quando as barras magnéticas retornam automaticamente à sua posição inicial, o fluxo do produto pode ser retomado.

Para ver o vídeo de animação destas grelhas magnéticas estáticas, com limpeza semi-automática, visite o nosso site em https://bit.ly/2E8dmG5 /b

Texto e Imagem: Alpha Engenharia