FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nova tarte de maçã de Alcobaça d’A Padaria Portuguesa é feita a partir do desperdício dos sumos

Quando um sumo natural acaba, uma tarte começa a ser feita. A nova tarte de maçã de Alcobaça d’A Padaria Portuguesa, já disponível em todas as lojas da marca, é mais um produto que contraria o desperdício alimentar.

Tudo começa nos sumos naturais feitos com maçã e servidos em loja. As cascas desta fruta são reaproveitadas e desidratadas para, posteriormente, serem transformadas em farinha de maçã. Finalizando o ciclo, a farinha é usada para preparar a nova tarte – além de sustentável, é mais rica em nutrientes, uma vez que na sua composição tem 40% de fibra.

Feitas as contas, cerca de 22 quilos de desperdício gerados pelos sumos de fruta são transformados em 4,5 quilos de farinha de maçã, que são depois usados diariamente na fábrica d’A Padaria Portuguesa para criar este novo produto.

As novas tartes apresentam uma base crocante, recheio de fruta no interior (maçã golden e maçã reineta) e uma camada superior polvilhada com açúcar. Como é que uma padaria ajuda a salvar o planeta? Uma tarte de cada vez.