FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nova embalagem da Tetra Pak é lançada no mercado pela Lactogal e demonstra o seu compromisso pela sustentabilidade

A nova embalagem Tetra Bik Aseptic Edge 1L tem um alto conteúdo de matérias-primas de origem vegetal. A Lactogal é a primeira empresa, no mercado Ibérico, a lançar esta embalagem. Esta mudança permite reduzir em 21% as emissões de CO2.

Mimosa

A Tetra Pak disponibiliza no mercado nacional a sua mais recente inovação ambiental e a Lactogal, empresa agroalimentar portuguesa especializada em produção e comercialização de lacticínios, bebidas e alimentação saudável, aposta nesta nova embalagem para a sua marca Mimosa. 

A embalagem de certão Tetra Brik Aseptic Edge 1L com polietileno de origem vegetal é composta por 89% de matérias-primas de origem vegetal: papel procedente de fontes responsáveis com certificação FSC e polietileno de origem vegetal fabricado a partir de um recurso renovável, a cana-de-açúcar.

A Lactogal melhora assim o perfil ambiental das suas embalagens de leite de 1L da marca Mimosa, reduzindo 21% das emissões de CO2 em comparação com a embalagem que tinham anteriormente. Esta mudança evita a emissão de 1.200.000kg de CO2 por ano, o equivalente a 224 voltadas ao mundo de carro. É ainda evitada a utilização de aproximadamente 700.000kg de plástico de origem fóssil, uma vez que se utiliza maioritariamente polietileno de origem vegetal nesta nova embalagem.

Para Dr. José Passinhas, administrador delegado da Lactogal, «a sustentabilidade é uma prioridade diária na atividade que desenvolvemos na Lactogal. Procuramos a menor pegada ecológica possível para os produtos que colocamos no mercado, cumprindo os objetivos de sustentabilidade da empresa, bem como, responder às exigências dos consumidores relativamente à procura de produtos cada vez com melhor perfil ambiental. A nova embalagem Mimosa Bio-Based, com alto conteúdo renovável, é um marco especialmente importante para a nossa missão. Sermos os primeiros a liderar esta causa e a estrear esta nova embalagem é a prova dada de que estamos focados no compromisso que assumimos».

Para Ramiro Ortiz, Diretor Geral da Tetra Pak Iberia, «trabalhar lado a lado com clientes que partilham a mesma missão e valores que nós, tornando possível que trilhemos em conjunto o caminho certo para o futuro sustentável do planeta, é motivo de grande orgulho. O lançamento desta embalagem vem comprovar, acima de tudo, que o futuro só pode ser sustentável e é gratificante ver que um cliente e uma marca tão importante como a Mimosa, está a dar o exemplo na procura e na implementação deste tipo de soluções». 

A nova embalagem de cartão Tetra Bik Aseptic Edge 1L atinge o nível máximo existentes na certificação TUV - 4 estrelas, uma avaliação que recorre a metodologias e processos científicos rigorosos para quantificar a percentagem da renovabilidade da embalagem.