FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Moçambique e Portugal estudam reforço das relações no setor agroindustrial

Responsáveis de Moçambique e de Portugal reuniram-se em Maputo, Moçambique, para estudar formas de incentivar parcerias entre empresários dos dois países no sector da agroindústria.

Estiveram presentes ao encontro organizado pela embaixada de Portugal, além de dirigentes moçambicanos e portugueses elementos da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal, segundo noticia a imprensa.

No encontro o secretário permanente do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique, Ilídio Miguel lembrou que a agroindústria é importante nas políticas de ambos os países e mostrou-se aberto à assinatura de novos acordos que possam potenciar o setor.

A embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, lembrou que os setores agroindustriais dos dois países têm grandes semelhanças permitindo o lançamento de estratégias que possam fazer aumentar os níveis de produção e exportação e revelou que estão a ser negociados instrumentos jurídicos para agilizar as relações no mesmo setor.

Dados oficiais mostram que apesar da agricultura praticada em Moçambique ser maioritariamente de subsistência e com escasso escoamento para o mercado, o setor contribuiu com 20% do Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano.

Fonte: Macauhub