FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mirtilos ajudam a combater diabetes

Um novo estudo publicado no Current Developments in Nutrition deu a conhecer os efeitos positivos dos mirtilos em homens com diabetes tipo 2.

Mirtilos

O estudo - "Efeito do consumo de mirtilo nos parâmetros cardiometabólicos da saúde em homens com diabetes tipo 2: Um estudo de 8 semanas, duplo-cego, aleatório, controlado por placebo" - foi realizado no Stratton Veterans Affairs Medical Center, em Albany, na cidade de Nova Iorque.

Os investigadores constataram que a ingestão do equivalente a uma chávena norte-americana de mirtilos frescos (dada como 22g de mirtilos liofilizados) resultou em melhorias clinicamente significativas nos indicadores mensuráveis de diabetes tipo 2 - Hemoglobina A1c (HbA1c) e frutosamina - em comparação com o placebo. Estes indicadores representam duas maneiras de medir o controlo glicémico naqueles que vivem com diabetes. Primeiro, a medição dos níveis de HbA1c fornece informações sobre o controlo glicémico a longo prazo, com a capacidade de refletir o histórico acumulado dos níveis de glicose dos dois a três meses anteriores. O teste dos níveis de frutosamina fornece informações sobre os níveis médios de glicose no sangue durante um período de duas a três semanas.

Os resultados também mostraram níveis significativamente reduzidos de triglicerídeos séricos após o consumo de mirtilo em comparação com o placebo. Se não tratados ou não controlados, os níveis elevados de triglicerídeos no sangue podem aumentar o risco de complicações sérias, como doenças cardiovasculares - a principal causa de morbimortalidade para indivíduos com diabetes.

«Até o momento, poucos ensaios clínicos em humanos avaliaram os potenciais efeitos benéficos à saúde dos mirtilos em populações com diabetes tipo 2», afirmou Kim Stote, o principal investigador do estudo. «Embora os resultados não possam ser generalizados para todas as populações, eles evidenciam que uma intervenção na dieta com uma dose realista de mirtilos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar os fatores metabólicos associados ao diabetes tipo 2», conclui.

FONTE: Fruitnet