FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mimosa e CNAM reafirmam os benefícios do leite em nova campanha

Arrancou, na passada sexta-feira, na SIC, na TVI e no YouTube, o momento CNAM (Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa), uma campanha de afirmação do leite, que pretende relembrar os portugueses dos benefícios do consumo regular deste alimento.

A campanha, mais do que mostrar que o leite é bom e faz bem, vem evidenciar a sua singularidade destacando a sua naturalidade, características, versatilidade, sabor e benefícios, por comparação com soluções que diariamente são apresentadas no mercado como “alternativas” e “substitutas”.

“O leite é um excelente alimento, que oferece uma excelente relação entre nutrientes essenciais e calorias, e a sua ingestão aumenta a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. É reconhecido que os efeitos do leite na saúde vão muito além dos benefícios individuais de cada um dos seus nutrientes, sendo atribuídos à sua combinação única de nutrientes e fatores bioativos e à forma como estes interagem na matriz láctea. Além disso, é um alimento economicamente acessível, com uma relação custo benefício ímpares. Esta campanha visa, precisamente, recordar tudo isto e reforçar a importância do seu consumo”, sublinha Fernanda Cruz, nutricionista do CNAM.

A nutricionista aponta ainda a importância da inclusão do leite na alimentação das crianças. “A evidência científica aponta para um efeito promotor da saúde associado ao consumo de leite durante a infância. Importa lembrar que, em Portugal, uma em cada cinco crianças com menos de 10 anos de idade apresenta um consumo de cálcio inadequado; uma em cada três crianças dos 6 aos 12 anos apresenta níveis insuficientes de iodo e 30% das crianças entre os 6 e os 8 anos apresentam excesso de peso. Sendo um dos principais contribuidores para a ingestão de cálcio em Portugal e a principal fonte de iodo na população em idade escolar, o leite é uma ótima opção, por exemplo, para os lanches dos mais pequenos, até porque sabemos que lanches compostos por alimentos de elevada densidade nutricional, como leite, cereais e fruta, são ótimos aliados no combate à obesidade infantil”, conclui.

A campanha da Mimosa e do CNAM, com criatividade da FCB Lisboa e produção da BRO88, poderá ser vista até ao final deste ano nos canais acima mencionados, todas as sextas-feiras, antes do noticiário das 20h.