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Revista TecnoAlimentar

Milaneza e NOVA Medical School estudam impacto do consumo de massa no índice glicémico

 

A Milaneza, marca da Cerealis, celebra o Dia Mundial das Massas com a assinatura de um protocolo com a NOVA Medical School (NMS). Esta parceria tem como base uma investigação sobre a relação entre o consumo de massa e índice glicémico nos portugueses.

 

A investigação, conduzida pelos alunos do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição, da NOVA Medical School, vai estudar características dos hidratos de carbono e o seu impacto nos níveis de glicemia.

As massas alimentícias estão presentes no grupo dos cereais e derivados e tubérculos, da Roda da Alimentação Mediterrânica, grupo responsável por fornecer cerca de 28% da energia total diária recomendada, sendo um excelente fornecedor de hidratos de carbono e fibra, se optarmos pelas versões integrais'

“A ingestão de fibra tem vários benefícios como a redução do colesterol e da pressão arterial, mas uma das grandes vantagens é a sua contribuição para a diminuição do índice glicémico. Quanto menor o valor de índice glicémico, menor o efeito na subida do açúcar no sangue (após ingestão dos alimentos). Este dado pode ajudar-nos a selecionar alimentos cujo aporte de fibra ajude a controlar o teor de açúcar no sangue. É, por isso, importante analisar os hábitos de consumo e adotar estratégias que tenham impacto positivo na saúde”, afirma Margarida Bacelar, responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento da Cerealis.

Já Conceição Calhau, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, refere que “os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição envolvidos em estudos clínicos na área da nutrição podem capacitar a indústria e completar a sua missão de fornecer mais informação sobre o impacto no consumo. Os estudantes da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS terão ao longo da sua formação pré-graduada contacto com temas relevantes para a indústria, desde indicadores de saúde, tecnologia associada à produção de produtos com maior interesse nutricional, assim como na análise do impacto do seu consumo em parâmetros clínicos”.

O Dia Mundial das Massas assinala-se a 25 de outubro, no mês do Dia Mundial da Alimentação e do Dia da Menopausa, datas que são uma oportunidade para alertar para a importância de se fazerem refeições de baixo índice glicémico. No caso da menopausa, por exemplo, sabe-se que mulheres com padrão de refeições de elevado índice glicémico, muito associado à resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes, possuem níveis mais elevados de estrogénios, mais rapidamente esgotam os oócitos e, por isso, ficam em maior risco de menopausa precoce.

O protocolo assinado entre as duas entidades reforça a posição da Milaneza como marca de massas nº 1 em Portugal, que continua a antecipar as tendências de mercado e as necessidades dos portugueses, tendo sempre presente a sua preocupação de promover uma alimentação saudável e equilibrada e a importância de estar associada a uma instituição de referência no ensino e na investigação, como a NMS. O lançamento da gama natura com massas integrais com fibra de aveia respondeu a este posicionamento da marca.