Mercados alemães vieram a Lisboa conhecer práticas do setor

Uma delegação da Federação Alemã de Mercados (GFI), composta por diretores, representantes associativos e operadores de mercados grossistas e retalhistas, visitou por estes dias o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) para conhecer as boas práticas do setor nesta plataforma comercial de base agroalimentar.

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A delegação, de cerca de três dezenas de dirigentes e operadores, visitou igualmente vários mercados municipais de Lisboa, sempre com a intenção de conhecer os diferentes conceitos e modelos de gestão aqui postos em prática.

Na deslocação ao MARL – onde foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração –, a par do interesse na estratégia para a captação de novos investimentos privados, o enfoque voltou a ser colocado no desenvolvimento do seu Plano Estratégico 2017/20 e na execução do Plano de Modernização em curso, documentos fundamentais para a adaptação deste mercado abastecedor às mudanças registadas no setor, que têm despertado o interesse de várias estruturas associativas de outros países.

Rui Paulo Figueiredo aproveitou a circunstância para sublinhar a «gestão rigorosa dos gastos operacionais», embora «com reforço em áreas essenciais ao bom funcionamento dos espaços e ao reforço da atratividade do Mercado», em conjugação com a dinâmica promocional e comercial introduzida, o que permitiu aumentar as taxas de ocupação do MARL, potenciando as oportunidades e vantagens proporcionadas pela recuperação da economia.

O Presidente do Conselho de Administração lembrou, neste contexto, que a gestão do MARL está marcada, mormente nos últimos tempos, por um reforço de negociações em curso, de contratos celebrados, de projetos e obras iniciados, «o que se irá traduzir, nos próximos exercícios, em especial a partir de 2020, num reforço substancial, e recorrente, dos rendimentos».

Na visita à Câmara de Lisboa, a delegação alemã demonstrou particular interesse no Plano Municipal de Mercados, que gere a intervenção estratégica do Município neste setor do comércio retalhista até 2020, fazendo questão de visitar vários dos mercados para consubstanciar a informação recolhida.

Foi, assim, que visitou o Mercado da Ribeira, onde coexiste uma gestão pública e uma exploração privada e uma realidade voltada para o comércio tradicional e para a vertente mais turística; o Mercado do Lumiar, onde se localiza com especial relevo a comercialização de produtos biológicos; os mercados de Alvalade, Norte e Sul, onde se identificam realidades comerciais mais familiares e de rua; bem como os mercados de Campo de Ourique e de Alcântara, onde coexistem espaços de restauração, supermercados e comércio de produtos frescos.

Nesta visita a Lisboa, a delegação da GFI – parceira do MARL e do Grupo SIMAB no contexto da União Mundial de Mercados (WUWM) – encontrou-se ainda com a Câmara de Comércio Luso-Alemã, com a intenção de aferir o relacionamento económico entre os dois países.

Reuniu ainda com a “Portugal Fresh”, associação para a “Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal” que nasceu da necessidade de evidenciar o potencial dos produtos nacionais, onde se inteirou da evolução das exportações da produção nacional para a Alemanha.