Mercadona e Pasto Alentejano juntos na produção de borrego nacional
A Mercadona reforçou a sua aposta no setor primário português e comprou, em 2021, 300 toneladas de borrego ao fornecedor especialista Pasto Alentejano. Esta parceria teve início em 2019, ano em que a empresa abriu os seus primeiros supermercados em Portugal e, desde então, o borrego de origem nacional da Mercadona é já presença habitual nas mesas dos portugueses, especialmente na altura da Páscoa.
A Mercadona procura colaborar com os melhores fornecedores especialistas, que garantam sempre a segurança alimentar, a máxima qualidade e a preocupação pelo bem-estar animal. É o caso do Pasto Alentejano, empresa da região de Sousel com mais de 100 anos de história, especialista na produção de borrego e uma referência no Setor Ovino Nacional e Europeu. A empresa da família Serralheiro trabalha com mais de 2.000 produtores de ovino sendo um motor de desenvolvimento socioeconómico regional.
Filipe Serralheiro, diretor da Pasto Alentejano, refere que “A parceria entre a Pasto Alentejano e a Mercadona veio dinamizar e desenvolver a nossa atividade, elevando a nossa carne a um patamar de excelência, guiados pelos mais rigorosos mecanismos de qualidade esta cooperação faz-se sentir ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o produtor até ao consumidor final. A nossa missão é acrescentar valor de forma responsável e sustentável, não poderíamos ter melhor parceiro que a Mercadona para percorrer este caminho. Estamos comprometidos em marcar a diferença na nossa comunidade, estamos empenhados em proporcionar um produto de excelência”
A Pasto Alentejano segue os mais altos padrões de qualidade tendo obtido a certificação internacional “Welfair Quality” em Bem-Estar Animal. Da mesma forma, e com o mesmo rigor, antes de chegar às prateleiras dos supermercados, a carne é cortada manualmente, preparada e embalada no mesmo dia da entrega para garantir a máxima frescura, permitindo assim uma compra segura e de confiança aos “Chefes”, clientes.
Em 2021 a Mercadona comprou cerca 500 milhões de euros a 900 fornecedores portugueses, de produtos e de serviços, apostando em relações de proximidade e compromisso a longo prazo permitindo um crescimento partilhado e sustentável.