Mercadona celebra o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten
A Mercadona reforça o seu compromisso com a qualidade de vida de todos os seus “Chefes” (clientes) que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, com uma campanha que decorrerá ao longo da semana.
![](/userfiles/image/dropzone/blogs/20220516110813-Exemplos de sortido de produtos sem glúten da Mercadona_.jpg)
Exemplos de Sortido sem glúten à venda nos supermercados Mercadona (da esquerda para a direita): Bolo de Chocolate Sem Lactose; Pão de Hambúrguer; Mini gelados sabores variados; Cereais recheados de chocolate e avelã; Biscoito revestido de chocolate; Nuggets de peru; Massa folhada; Cerveja Sem Álcool; Sidra de maçã; Sidra de morango; Tostas; Croquetes de presunto; Pizza de fiambre e queijo Sem Lactose; Molho fresco de trufa; Massa tipo Penne; Cocktail Frutos Secos tostados sem sal; Tarte de queijo; Madalenas de baunilha; Piquitos.
Nesta “Semana do Celíaco” pode encontrar, tanto nas lojas como nos canais oficiais da Mercadona, ações de sensibilização da sociedade para esta doença, esclarecendo dúvidas, ouvindo os “Chefes” e oferecendo algumas opções de receitas, destacando o sortido sem glúten, cujos produtos contam sempre com toda a informação nas embalagens. A Mercadona dispõe ainda, no seu website, de uma seção de conselhos sobre alimentação no qual podem ser encontradas algumas sugestões de receitas sem glúten, como pizzas ou snacks.
A empresa trabalha para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade a preços imbatíveis, seja com ou sem glúten e, atualmente, a Mercadona possui em Portugal cerca de 750 produtos livres desta proteína no seu sortido, claramente identificados nas embalagens através de um selo exclusivo.
A Mercadona disponibiliza aos consumidores, através dos rótulos e selos colocados nas embalagens, todas as informações de que precisam. Assim, a presença de algum alergénio é destacada na lista de ingredientes. O selo Sem Glúten é incluído sempre que o produto é adequado para celíacos e o fabricante do produto e o nome da empresa são sempre identificados, oferecendo a máxima transparência ao “Chefe”. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de Apoio ao Cliente através do 800 500 220 para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.
Os mais recentes estudos sobre o tema dão conta de que em Portugal a doença celíaca pode afetar cerca de 1% da população. No entanto, crê-se que apenas cerca de 15.000 casos tenham sido diagnosticados sendo por isso uma doença largamente subdiagnosticada, e cujo número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.
Colaboração com Associações
A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca nos locais onde está presente, pelo que colabora, há dois anos, com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC).
Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com este acordo, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional.
Além disso, em abril de 2021, a Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a DECO (Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor), focado na satisfação integral dos seus “Chefes” (clientes), e que ajudará a reforçar o trabalho desenvolvido em conjunto por ambas as organizações e a materialização de ações formativas e informativas em benefício do consumidor.
Poderá encontrar mais informação sobre a doença celíaca na página da APC: https://www.celiacos.org.pt/