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Revista TecnoAlimentar

Mercadona aposta na promoção interna

Em Portugal, a Mercadona já promoveu mais de 100 colaboradores. Dentro da sua política de Recursos Humanos, a Mercadona aposta na promoção interna como forma de valorização dos seus colaboradores. A empresa procura talento interno para ocupar cargos de maior responsabilidade, proporcionando oportunidades de carreira. 

Mercadona

Em Portugal, a promoção interna na Mercadona já se estendeu a mais de 100 pessoas e a empresa trabalha diariamente para que este número continue a aumentar, priorizando que os cargos de maior responsabilidade sejam ocupados por colaboradores dentro da empresa. As novas funções associadas à promoção interna são equilibradas com uma formação constante que hoje atinge uma média de 913 horas por colaborador em Portugal.

A promoção interna é uma das principais formas de que a empresa dispõe para valorizar e criar oportunidades de desenvolvimento para os seus colaboradores, independentemente da sua formação, idade, género ou qualquer outro fator semelhante. É, no fundo, um recrutamento interno que visa procurar talento para ocupar um outro cargo de responsabilidade dentro da própria empresa, beneficiando ainda do facto de estes colaboradores já conhecerem, de forma aprofundada, o posicionamento e cultura da Mercadona.

Desta forma, a Mercadona garante que, além de uma oportunidade de emprego, oferece também a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente, a devida valorização e reconhecimento dos seus colaboradores. Isto traduz-se num impacto extremamente positivo tanto para o colaborador como para a empresa, criando assim uma equipa com índices de produtividade altos e focada nos objetivos delineados.  

A Mercadona assinalou, no passado dia 2 de julho, o primeiro aniversário da abertura do supermercado de Canidelo, Vila Nova de Gaia, o primeiro da cadeia em Portugal, três anos depois de ter anunciado a sua entrada no país. Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas, em 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se consolidou durante estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa comprou 217 milhões de euros em 2019.

Deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais, sendo que 90% dos produtos comprados em Portugal são exportados para Espanha.

Nos primeiros seis meses de operação, com 10 lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões de euros em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãdona Supermercados S.A. A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019.