FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Marque TDI/Domino Portugal assume gestão da subsidiária espanhola

Em 1994, nasce a empresa Marque TDI. Dez anos passados da sua fundação, a empresa começou a representar a Domino em Portugal, tendo sido adquirida em 2009 pelo Grupo Domino. A empresa especialista na área de codificação, marcação, etiquetagem e software de integração, está presente em todos os setores, sendo mais de 80% do seu negócio focado na área alimentar e de bebidas. Nos últimos anos tem crescido sempre a dois dígitos.

A Marque TDI fornece equipamentos de marcação e codificação, da embalagem primária, secundária, até à terciária. Desenvolve software à medida do cliente, conseguindo oferecer uma solução chave na mão. «A nossa grande vantagem é que somos um único fornecedor. Um cliente que trabalhe com a Domino sabe que tem todas as soluções de codificação desde: a embalagem primária à terciária, soluções de software e integração, as rotuladoras da Herma, que são equipamentos muito fiáveis e uma mais-valia para os clientes», afirma Ricardo Gonçalves.

PRESENÇA NO MERCADO ESPANHOL

Sendo que a faturação em Portugal estava a ultrapassar a receita de Espanha – um país com cinco vezes mais habitantes – vários anos à frente da Marque TDI/Domino Portugal, a Domino convidou os irmãos Henrique e Ricardo Gonçalves a assumirem a gestão da subsidiária espanhola.

Para Ricardo Gonçalves o objetivo em Espanha «é no prazo de dois ou três anos duplicar a faturação da empresa e crescer. Em Portugal somos número um. Temos 75% de cota de mercado. Em Espanha quando chegámos tínhamos cerca de 10% e agora já ultrapassamos esse patamar». A entrada em Espanha trouxe aos irmãos Gonçalves várias mudanças e desafios. O gestor confessa que «é um desafio muito grande porque é um mercado enorme, com milhares de empresas. Estamos presentes em todos os setores e teremos muito mais trabalho. Neste momento somos 150 colaboradores entre Portugal e Espanha. Continuamos a recrutar em Espanha onde já duplicamos o número de comerciais.

No serviço de pós-venda também estamos a recrutar vários técnicos, porque em Portugal a nossa imagem de marca, é prestarmos um serviço de excelência aos nossos clientes, e tentar mantê-los sempre satisfeitos. Quero replicar isso em Espanha. Este é um projeto muito ambicioso que nos vai obrigar a muita dedicação. Mas somos otimistas e vamos conseguir. Contam-se pelos dedos os gestores portugueses que estão em Espanha a gerir uma multi-nacional e nós conseguimos isso».

Com o aumento de colaboradores, a abertura do escritório de Barcelona, para além do objetivo de duplicar a faturação em Espanha, os gestores têm intenções de, no prazo de cinco anos, serem o «número um ou número dois». Neste momento, somos a nível ibérico o número um. O mercado espanhol será, muito provavelmente, o maior e principal mercado da empresa daqui a uns anos. «Este mercado está, cada vez mais presente em Portugal. Muitas empresas portuguesas estão a ser adquiridas por empresas espanholas», revela.

Tendências de mercado

A partir de dezembro, na Europa, será obrigatório imprimir no contra-rótulo dos vinhos a lista de ingredientes e a tabela nutricional e a solução passará por imprimir um código QR variável com essa informação. O gestor explica que «com o fim dos códigos de barras tradicionais, que acontecerá em 2027, haverá um código bidimensional único para todos os produtos. Ou seja, se pegarmos em dez iogurtes, cada iogurte terá um código único, com informação variável». Uma outra novidade da empresa foi dedicada ao setor das carnes. A Marque TDI desenvolveu em conjunto com um parceiro uma solução “três em um”, que permite no mesmo equipamento a impressão e aplicação de: etiqueta por cima, etiqueta por baixo e etiqueta em “c”. «Esta solução foi desenvolvida para clientes que têm multiproduto e que fazem muitas mudanças de produto durante o dia, desta forma conseguem ter uma excelente solução desenvolvida por nós», explica Ricardo Gonçalves.

Novidades

A empresa acabou de lançar um equipamento de transferência térmica digital novo: Vx150i. «É um equipamento para imprimir em filme flexível (para pacotes de batatas fritas, chocolates, pacotes de arroz, entre outros). Este equipamento permite imprimir datas de validade, códigos de barras e outra informação que seja necessária, disponibilizando também verificação da marcação com as câmaras de visão Domino R series». Foi também lançado recentemente um equipamento de marcação nas caixas (o Cx350) que está a ser um sucesso. Todos os equipamentos da gama X têm ligação à cloud, ou seja, existe uma plataforma onde os clientes podem ver a eficiência das suas linhas. Também na área do software haverá novidades.

A Domino está a desenvolver um projeto intitulado “Label Less” onde o objetivo se prende com o abandono das etiquetas de plástico, por parte das empresas de águas e de sumos, passando a imprimir apenas na tampa um código QR, onde nesse código leva toda a informação que estaria num rótulo. Esta novidade pode estar prestes a chegar à Europa, estando a Coca-Cola já a pensar nessa solução.

Soluções à medida

Com todas as exigências de mercado a empresa vende, cada vez mais, soluções à medida. «Começámos a desenvolver soluções de software há cerca de 15/20 anos. Na altura havia poucas empresas com todos os equipamentos integrados com o ERP dos clientes. Já temos muita experiência e centenas de instalações de equipamentos integrados num software. Cada vez mais os clientes nos pedem soluções à medida e nós aceitamos esses desafios. Temos um departamento de projetos só dedicado a soluções à medida. Nós não vendemos equipamentos, vendemos soluções».

Nos tempos que se avizinham o maior desafio será, sem dúvida, a fusão do negócio entre Portugal e Espanha: a Domino Ibéria. Um projeto desafiante nas mãos de dois portugueses muito ambiciosos.

Marque TDI

Domino Portugal

Tel. Porto: +351 229 866 660

Tel. Lisboa: +351 215 905 000

mail@marquetdi.pt | www.marquetdi.pt

Líder em equipamentos de codificação, marcação e etiquetagem.