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Revista TecnoAlimentar

Marca própria ‘UP’ da UniMark vai aumentar referências, crescer no canal Horeca e enfrentar a grande distribuição

Um alargado conjunto de grossistas e retalhistas, unidos através da UniMark, visa combater a grande distribuição através do reforço da sua marca própria nas lojas de proximidade e no canal HoReCa.

Nesse sentido, os 23 associados grossistas da UniMark – que reúne 50 cash&carries – irão investir, em 2024, no crescimento da oferta da marca própria ‘UP’ junto das lojas dos seus mais de 1.700 clientes retalhistas e, em paralelo, junto do canal HoReCa.

A intenção desta dupla estratégia de crescimento é a de alargar até aos 700 o número de produtos da marca própria ‘UP’, atualmente nos 610. Deste modo, a UniMark pretende que a ‘UP’ se reforce como a melhor opção, face às marcas próprias da grande distribuição, em diversos segmentos e com o apoio do comércio de proximidade. Em simultâneo, a marca ‘UP’ terá também uma presença aumentada no canal HoReCa, acompanhando o crescimento deste canal por via do peso do turismo na restauração e na hotelaria no nosso país.

Os novos produtos da marca ‘UP’ distribuir-se-ão pelas diferentes categorias comercializadas pela UniMark, alimentares e não alimentares; mercearia, confeitaria, bebidas, congelados, 4ª gama, higiene do lar, detergentes e higiene pessoal. 

Atualmente, os campeões de vendas da marca ‘UP’ são a água, o açúcar, o sal, as leguminosas enlatadas ou em frasco, o arroz, as salsichas e o ice tea, no setor alimentar. No não-alimentar, lideram a lixivia, o papel doméstico (guardanapos, rolos de cozinha e papel higiénico) e o alimento completo seco e húmido para cães e gatos, que também se insere neste segmento.

Constituída em 1996, a UniMark é uma cooperativa de grossistas e retalhistas de produtos de grande consumo que se uniram com o objetivo de aumentar os seus níveis de eficiência e eficácia empresarial, empenhando-se na melhoria das condições de aquisição aos fornecedores e de venda aos seus clientes. Em 2004, foi criada a marca ‘UP’, com foco “na proximidade e na genuinidade da vivência de bairro como pilares para uma presença crescente no quotidiano dos consumidores”.

De acordo com Carla Esteves, diretora-executiva da UniMark: “A extinção anunciada para o final deste ano do IVA a 0% para os produtos do cabaz essencial, aliada a outros fatores como o aumento das taxas de juro e dos custos da energia e a persistência da inflação, irá impor em 2024 uma maior pressão sobre os orçamentos das famílias portuguesas”.

“Por essa razão, as decisões de compra racionalmente baseadas no preço e a preferência pelas designadas marcas próprias da distribuição serão uma componente determinante nas escolhas feitas pelos consumidores. Nesse sentido, acreditamos que o investimento no crescimento da marca ‘UP’ vai ao encontro das expetativas e necessidades quer dos consumidores quer dos nossos parceiros retalhistas”, conclui a mesma responsável.