FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Longa Vida e Repsol unem forças no movimento para a circularidade das embalagens alimentares

A empresa de iogurtes e sobremesas lácteas Lactalis Nestlé tornou-se pioneira ao incorporar plástico reciclado da gama Repsol Reciclex® no fabrico das suas garrafas para produtos lácteos refrigerados, dando assim mais um passo na transição para a economia circular. Estes materiais oferecem uma solução sustentável para embalagens alimentares, das mais exigentes em termos de requisitos técnicos e de segurança.

Para a fabricação deste plástico circular, a Repsol utiliza tecnologias de ponta que permitem dar nova vida a resíduos plásticos que até agora não podiam ser reciclados mecanicamente e que, com estas tecnologias, podem ser utilizados para embalagens de uso alimentar. Todos os materiais circulares da Repsol têm certificação ISCC PLUS, o que assegura a sua rastreabilidade.

Graças a este acordo entre as duas empresas, as garrafas da gama Kefir Nestlé produzidas em Guadalajara para Espanha e Portugal são fabricadas com 30% de material reciclado e as garrafas de iogurte líquido da marca Yoggi, comercializadas em Portugal pela Longa Vida- Lactalis Nestlé, são fabricadas com 10% de material reciclado.

“Com esta nova solução tecnológica, é possível substituir anualmente 35 toneladas de plástico virgem por plástico reciclado nas embalagens de YOGGI comercializadas em Portugal”, explica Nuno Tavares, diretor geral da Longa Vida- Lactalis Nestlé Portugal.  Este responsável adianta que “a meta é incorporar 50% de plástico reciclado (rPET) em todas garrafas de YOGGI até 2025”.

Desde junho deste ano, a Lactalis Nestlé, a divisão de iogurtes e sobremesas refrigeradas do Grupo Lactalis, utiliza plástico reciclado nas garrafas dos seus produtos lácteos refrigerados, que são fabricadas com polietileno circular Repsol Reciclex®. A empresa é pioneira na utilização deste material na categoria dos produtos lácteos refrigerados. Esta iniciativa é mais um passo em direção à circularidade das embalagens com contacto alimentar.

Para o fabrico destes materiais circulares, a Repsol utiliza a reciclagem avançada que permite o seu uso alimentar. Esta tecnologia de ponta permite aproveitar os resíduos plásticos que não são adequados à reciclagem mecânica, dando-lhes assim uma segunda vida útil. Este desperdício torna-se assim uma nova matéria-prima para os processos da Repsol, permitindo à empresa produzir novos materiais circulares com a mesma qualidade e funcionalidade do plástico virgem, mas de forma mais sustentável. Por este motivo, os materiais circulares obedecem aos mais elevados padrões de qualidade e higiene da indústria alimentar.

Toda a cadeia de valor, desde a Repsol como fornecedor do material, passando pela Logoplaste, o fabricante das garrafas na própria fábrica da Lactalis Nestlé em Guadalajara, e a Lactalis Nestlé, responsável pelo produto e pelo enchimento das garrafas em Guadalajara, tem a certificação ISCC PLUS, que assegura a rastreabilidade dos materiais reciclados utilizados em todo o processo.

Lluis Farré, Diretor Geral para o Sul da Europa da Lactalis Nestlé, manifestou a sua satisfação com esta colaboração, que permite à empresa ser pioneira na categoria dos lácteos refrigerados: "Poder utilizar plástico reciclado no fabrico das nossas garrafas representa um passo importante para a circularidade. O compromisso de todos será a chave para o sucesso desta iniciativa. Desde o consumidor, com a separação do rótulo da garrafa e o depósito de ambos os elementos nos contentores, até aos diferentes agentes como a Repsol, a Logoplaste e a Lactalis Nestlé, que juntos promovem a circularidade das embalagens com contacto alimentar".

Nas palavras de Pablo Giner, Diretor da Linha de Negócio de Polietileno da Repsol, "agradecemos à Lactalis Nestlé, líder no seu setor, por confiar na Repsol para tornar esta importante aliança uma realidade, e assim alcançar os nossos objetivos comuns em Segurança Alimentar e Sustentabilidade, e para impulsionar, mais uma vez, o nosso compromisso em apoiar os nossos clientes na sua transição para a circularidade".

Graças a esta aliança, a Lactalis Nestlé e a Repsol apoiam este impulso à implantação da embalagem circular no setor alimentar, um dos mais exigentes em termos de requisitos técnicos e de segurança.